Governo de Rondônia
28/04/2024

PRODUÇÃO

Emater e Embrapa vão instalar unidades demonstrativas para difundir nova variedade de mandioca em Rondônia

31 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Produção de mudas é discutido entre Emater e Embrapa

Em reunião realizada na sede da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-RO, no último dia 27, representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa levaram a proposta de um trabalho em conjunto para produção da primeira cultivar de mandioca de mesa registrada para Rondônia. A BRS 1668, como é chamada a variedade será lançada em breve e a parceria Embrapa/Emater/RO deverá instalar unidades demonstrativas para produção de mudas e posterior distribuição aos produtores interessados no seu cultivo.

A nova cultivar tem como característica a sua produção precoce e boa produtividade, podendo ser colhida entre 6 e 12 meses após o plantio. “É uma mandioca de cozimento rápido, de polpa amarela, que tem muita aceitação entre os consumidores”, explica Luciano Brandão, diretor-presidente da Emater/RO.

Parceria contribui para fortalecimento da agricultura familiar

A proposta foi feita pelo chefe adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa/RO, Francisco de Assis Correa Silva que, acompanhado de dois analistas apresentou as características aos técnicos e presidente da Emater-RO. Segundo Francisco, o potencial produtivo dessa nova variedade é de 25 toneladas por hectare e a mandioca tem um sabor diferenciado, sem fibras e sem amargor, além de poder ter um tempo de cozimento de 10 minutos.

O diretor técnico interino da Emater/RO, Genis Silva, explica que será realizado um dia de campo para o lançamento oficial da BRS 1668 e que a Emater/RO será uma parceira essencial para apresentar essa nova mandioca de mesa aos agricultores. “Nós ainda estaremos colaborando com a Embrapa na implantação de unidades demonstrativas em propriedades localizadas nas sete regiões onde a Emater/RO atua”, diz.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Governo, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo