Governo de Rondônia
Tuesday, 21 de September de 2021

DESENVOLVIMENTO

Em Cabixi, Governo de Rondônia lança “Tchau Poeira” e “Governo na Cidade”

20 de agosto de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Cabixi é o 19º município contemplado com o “Tchau Poeira”

Na fronteira com o Mato Grosso, Cabixi é um município com forte contribuição agrícola, principalmente na produção de grãos, e passará por uma nova etapa de desenvolvimento anunciada pelo Governo de Rondônia que lançou na tarde de quinta-feira (19), os projetos “Tchau Poeira” e “Governo na Cidade” para melhorar a infraestrutura do município.

A solenidade de assinatura dos Termos de Cooperação entre Município e Estado ocorreu em frente à Prefeitura. O governador Marcos Rocha afirmou que os investimentos que estão sendo feitos faz parte do desejo de transformar o Estado de Rondônia por meio de uma melhoria real dos municípios.

Governador Marcos Rocha destaca construção de uma nova história de desenvolvimento para Rondônia

“Quero lá na frente olhar para tudo que estamos construindo e ter certeza que valeu a pena. Mas para isso precisamos; todos nós que amamos Rondônia, estar unidos para que haja um desenvolvimento de tal forma que o nosso Estado faça a diferença no Brasil. Vamos desta forma conseguir esquecer todo esse momento ruim que vivemos com a pandemia, e fazer Rondônia mais forte”, assegura o governador Marcos Rocha que economizou, e agora está aplicando recursos próprios do Estado dentro das cidades.

O prefeito Izael Dias agradeceu o apoio do Governo. “Nós temos em Cabixi uma agricultura forte, assim também como uma bacia leiteira forte, e potencial turístico, pois estamos localizados a margem do rio Guaporé. E essas ações do Governo vão ajudar muito. Foi uma satisfação ter recebido em nossa cidade o governador Marcos Rocha. Queremos uma cidade muito mais bonita, mais estruturada e organizada”.

INVESTIMENTOS

O Governo de Rondônia está aplicando recurso próprio no asfaltamento urbano por meio do Projeto “Tchau Poeira”, onde as obras são executadas pelo Departamento de Estradas e Rodagens e Transporte (DER).

Investimentos vão melhorar a infraestrutura de Cabixi

Cabixi é o 19º município contemplado com o “Tchau Poeira”, e oito quilômetros vão receber recapeamento asfáltico; investimento aproximado de R$ 1,5 milhão.

Para o aposentado Francisco Gregório da Silva, 78 anos, natural da Bahia, e que chegou ao município há mais de 40 anos, o investimento do Governo de Rondônia marca mais uma etapa de melhorias para a cidade. “Muito obrigado pelo que está sendo feito, é uma felicidade para nós. Vi isso aqui quando era tudo mato e agora está ficando melhor”.

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagens e Transporte (DER), Elias Rezende, pontuou o impacto positivo de melhorar a trafegabilidade, seja urbana pelo “Tchau Poeira”, ou a de responsabilidade do Estado que são as rodovias estaduais.

O “Tchau Poeira” já foi lançado em outros 18 municípios: Ariquemes; Pimenta Bueno; Vilhena; Costa Marques; São Francisco do Guaporé; Seringueiras; São Miguel do Guaporé; Alto Alegre dos Parecis; Alta Floresta D’Oeste; Santa Luzia D’Oeste; Rolim de Moura; Nova Brasilândia D’Oeste; Novo Horizonte; Castanheiras; Ouro Preto do Oeste; Corumbiara, Pimenteiras do Oeste e Cerejeiras.

Assinatura do Termo de Cooperação entre Estado e Município

Além disso, por meio do “Governo na Cidade”, haverá, em Cabixi, a implantação de iluminação pública em LED (Light Emitting Diode), na Avenida Guarani entre a Rua Carijós e Linha 11 do município; investimento no valor de R$ 500 mil.

Para o gestor da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), Erasmo Meireles, a iniciativa é importante para o embelezamento da cidade e a garantia da qualidade de vida para os rondonienses.

DESENVOLVIMENTO

O “Governo na Cidade” já está presente também em Ariquemes; Pimenta Bueno; Costa Marques; São Francisco do Guaporé; Seringueiras; São Miguel do Guaporé; Santa Luzia d’Oeste e Pimenteiras do Oeste e Cerejeiras.

Prefeito de Cabixi diz que ações do Governo vão ajudar muito a cidade, tornando-a mais bonita, estruturada e organizada

Para o governador Marcos Rocha, os investimentos em Cabixi e em todo o Estado tem um significado especial, pois em 2019, Rondônia era um Estado desacreditado devido a necessidade orçamentária que existia, além disso teve que enfrentar a pandemia, mas mesmo assim conseguiu uma economia sólida que permite aplicar recurso do Estado para atender as necessidades da população.

O governador ainda pontou que Rondônia é um Estado abençoado, a corrupção não é tolerada nesta gestão. Ele falou ainda da necessidade de resgatar valores, e compartilhou o que está escrito em Isaías 41:8-10: “Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo; Tú a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei. Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

Marcos Rocha ainda agradeceu todo o apoio da população e parceria dos poderes para continuar avançando com ações em prol da população rondoniense.

Estiveram presentes na solenidade o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE), Alex Redano, o líder do Governo na ALE, Luizinho Goebel, o vice líder do Governo na ALE, Ismael Crispim, e os deputados estaduais Ezequiel Neiva, Chiquinho da Emater e Rosângela Donadon.

Confira galeria de imagens


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Evento, Governo, Infraestrutura, Rondônia, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe