Governo de Rondônia
27/04/2024

DIA DA POLÍCIA PENAL

Em alusão ao Dia da Polícia Penal, Sejus realiza evento com atividades de lazer e integração com a comunidade

12 de dezembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Público pode conhecer o histórico da polícia penal e suas atribuições

Para integrar a comunidade e a Polícia Penal Estadual, o Governo de Rondônia  realizou no sábado (9), o evento “Polícia Penal, para além das Muralhas”, no shopping de Porto Velho. A celebração foi realizada em alusão ao Dia da Polícia Penal, comemorado em 4 de dezembro. Com atividades direcionadas à comunidade, o objetivo da ação foi homenagear a categoria e aproximar Forças de Segurança e sociedade.

A ação foi executada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), que celebrou o Dia da Polícia Penal pelo segundo ano consecutivo, com organização da  Diretoria Administrativa da Polícia Penal (Dapp). Nesta edição, o evento teve 12 horas de duração, ofertando diversas atividades, e com a rotatividade do local, alcançou cerca de mil participantes.

O secretário da Sejus, Marcus Rito agradeceu ao público presente, destacando a participação dos servidores e pontuou, “a população deve conhecer o trabalho das forças policiais do Estado e o evento é uma ótima oportunidade para apresentar a categoria; essa celebração é para homenagear os policiais penais, mas também é para a sociedade, por isso as atividades são voltadas ao público. É importante que haja essa interação e que a sociedade veja que a Polícia Penal é mais uma força de segurança, que está ao dispor do nosso Estado”,  enfatizou.

No espaço kids, no cantinho da pintura, foram distribuídos 350 kits de desenhos

O policial penal, Erikson Araújo participou do primeiro evento e afirmou, “é muito gratificante, ano passado foi realizado no Espaço Alternativo e hoje acontece no shopping, sendo perceptível a ampliação da divulgação do trabalho da Polícia Penal. É motivo de muita honra e orgulho ver várias crianças e jovens participando e interagindo”, ressaltou.

Moradora de Porto Velho, Jéssica Holanda, que passeava no estabelecimento, parou para prestigiar o evento e relatou, “Acho muito importante toda esta ação, para apresentar a polícia penal à sociedade. Algumas pessoas não conhecem o trabalho da categoria, que é excepcional. Não sabia do evento, estava passando e achei engrandecedor ver tudo isso; a interação dos policiais com o público e todas essas crianças participando”, evidenciou.

ESPAÇO KIDS

Entre as diversas atividades, o evento contou com Espaço Kids, disponibilizando pintura facial; cantinho do desenho, com entrega de 350 kits contendo caderno de pintar, lápis de cor e massinha de modelar; tatame para brincadeiras e piscina de bolinhas. Foram doadas ainda 150 bolas, todas produzidas no Sistema Penitenciário.

ATENDIMENTO DE SAÚDE

Em parceria com uma instituição de ensino superior da Capital, foram realizados cerca de 120 atendimentos por acadêmicos do curso de Farmácia, do  4º ao 8° período, com aferição de pressão e glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais. Os atendimentos aconteceram sob supervisão dos professores Leonardo Oliveira e Maely Batista.

INTERAÇÃO COM O PÚBLICO

Foram realizados 120 atendimentos em saúde

Na entrada do evento foram entregues folderes explicativos, contendo um breve histórico da Polícia Penal, bem como suas atribuições. Foi disponibilizada a plataforma 360° e o espaço de ideias para publicação, com o efetivo presente, para fotografias. Viaturas ficaram em exposição no estacionamento, onde várias crianças puderam entrar e conhecer os veículos oficiais da Polícia Penal.

SORTEIO PARA POLÍCIA PENAL

Durante a realização do evento, os policiais penais que passaram no local receberam brindes, com agenda e caneta personalizadas com a logo da Polícia Penal. Foram realizados sorteios de garrafas, bonés, equipamento de segurança, e três carabinas e uma pistola, onde participaram policiais penais de todo Estado, com três ganhadores de Porto Velho e um de Pimenta Bueno.

CELEBRAÇÃO EM 2022

Em 2022, a festa em alusão ao Dia da Polícia Penal foi realizada dia 4 de dezembro, no Espaço Alternativo de Porto Velho, ofertando atividades como blitz educativa, atendimento de saúde, espaço kids e gincana da Polícia Penal, que recolheu 70 kg de tampinhas para serem vendidas à empresas de reciclagem com o valor arrecadado, destinado à assistência de pessoas portadoras de cânceres e seus familiares.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Taiana Mendonça
Fotos: Fran Carlos Pastor
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cerimônia, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Justiça, Lazer, Polícia, Rondônia, Segurança, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo