Governo de Rondônia
16/04/2024

SEGURANÇA

Em 24 horas de Operação Tiradentes, PM faz varredura policial no combate à criminalidade em Rondônia

25 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Foram 24 horas ininterruptas de Operação Tiradentes desencadeada numa ação conjunta da Polícias Militares e Bombeiros Militares de todos os Estados do Brasil, com o objetivo de implementar ações de segurança pública sendo empregado, em Rondônia, mais de 1.500 policiais militares. Desencadeada pela Polícia Militar de Rondônia, a operação resultou em mais de 3 mil abordagens; 79 veículos apreendidos; 5 veículos recuperados e 53 pessoas presas ou apreendidas (no caso menores de 18 anos) em flagrantes delito.

A Operação Tiradentes – Adsumus  foi desenvolvida de acordo com as peculiaridades de cada Estado. Em Rondônia, as ações foram coordenadas visando agir em pontos estratégicos. A operação teve início às 7 horas de quarta-feira (24), se estendendo até às 7 horas de quinta-feira (25), planejada e coordenada pelo CNCG (Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil) e realizada de acordo com decisão unânime tomada na última reunião ordinária do conselho.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, destacou o empenho dos policiais militares no cumprimento da missão tendo como fim único a garantia do patrimônio e da integridade física dos cidadãos. “A operação empregou em todo o país um efetivo superior a 100 mil policiais militares e nosso foco principal está no combate à criminalidade. Foram ações desencadeadas de forma contínua e a PM de Rondônia entregaremos mais de 1.500 policiais durante os três turnos de atividade, com apoio de quase de 400 viaturas”, enfatizou o comandante geral.

Polícia Militar deflagra Operação Tiradentes em todo o Estado

O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá, enalteceu todo o trabalho e argumentou que a Operação Tiradentes demonstrou ser eficaz. “O uso e emprego de vários policiais de uma só vez causou de forma impactante e de imediato na redução dos índices de criminalidade. As ações demonstraram ser eficazes e garantem uma tranquilidade à sociedade. Ainda não há condições de manter com essa mesma intensidade diariamente, mas é claro que há intenção de repetir operações deste nível como essa de iniciativa do CNCG. Tivemos também em paralelo, a Operação desencadeada pela Polícia Civil que ambas resultaram na prisão de foragidos, recuperação de veículos, bem como outros dados referentes à Segurança Pública”, disse o secretário.

A operação teve grande impacto sendo reconhecida pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, destacando, inclusive, que a Adsumus é considerada uma das maiores operações de segurança pública do país. “O próprio nome da operação Adsumus significa estar presente, que mostra a presença e que a polícia está atenta às reclamações quanto aos crimes. Na parte do Ministério, queremos fazer o possível para ajudar nessas operações. Um evento dessa espécie, reforça a importância do trabalho dos policiais e bombeiros militares na segurança pública e proteção do cidadão comum”, afirmou o ministro Sergio Moro em entrevista nacional.

Resultados da Operação

Conforme apresentado pelo Comando da Polícia Militar, em 24 horas e Operação Tiradentes foram obtidos os seguintes resultados:

Comandante divulgou à imprensa o balanço da operação em Rondônia

1580 Policiais empregados

399 viaturas empregadas (todos os tipos)

1046 ligações recebidas no telefone 190 / 193

172 boletins / registros de ocorrências atendidas

12 TCO lavrados pela PM

328 ações preventivas / educativas PM/BM realizadas

150 ações repressivas PM/BM realizadas

379 perícias e vistorias PM/BM realizadas

3151 pessoas abordadas

243 pessoas atendidas / envolvidas nas ocorrências

53 pessoas presas ou apreendidas em flagrante delito

9 pessoas presas em cumprimento de mandados judiciais (exceto captura de foragidos)

3 foragidos recapturados

5 veículos recuperados

79 veículos apreendidos / retidos / removidos

2 armas apreendidas

 

 

 

Leia mais:

Segurança Pública de Rondônia recebe reforço da frota com a entrega de veículos equipados

Ações na segurança pública de Rondônia são norteadas por meio de Plano Estratégico, com foco na defesa e cidadania à sociedade


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Cabo PM Raicinaluz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo