DESENVOLVIMENTO

Durante Governo Itinerante, Estado alinha ações municipalistas com prefeitos da Zona da Mata

10 de março de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Durante reunião, Governo de Rondônia recebeu como principal pauta dos prefeitos, o fortalecimento no atendimento à saúde

Os sete prefeitos da Zona da Mata reuniram-se com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, na tarde de quinta-feira (9), para alinhar ações municipalistas. O encontro fez parte da programação do quarto dia do  Governo Itinerante na região. O encontro aconteceu no prédio da Associação Comercial e Industrial de Alta Floresta do Oeste – ACIAF.

O governador ressaltou o compromisso em promover qualidade de vida e desenvolvimento com obras e serviços do Governo de Rondônia, nos 52 municípios. Para a Zona da Mata já foram destinados mais de R$ 88 milhões para pavimentação e recapeamento de asfalto urbano. Já para construções e reformas de espaços públicos de lazer e esporte, os valores ultrapassam os R$ 33 milhões em investimentos .

Na reunião, o governador, ao lado do secretário de Estado da Saúde – Sesau, Jefferson Rocha, recebeu como principal pauta dos prefeitos, o fortalecimento no atendimento à saúde da população da região, composta pelos municípios de Rolim de Moura; Alta Floresta d’Oeste; Nova Brasilândia d’Oeste; Alta Alegre dos Parecis; Novo Horizonte do Oeste; Santa Luzia d’Oeste e Castanheiras.

Marcos Rocha destacou que, com união é possível melhorar as condições na área da saúde, tanto dos casos de baixa complexidade, que são de responsabilidade das prefeituras quanto de alta complexidade, de competência do Governo de Rondônia. “Vamos buscar solucionar as demandas de forma conjunta, para que os atendimentos aconteçam mais próximo da população”, garantiu.

Colégio foi militarizado em 2020 e atende mais de 760 alunos

OUTRAS AÇÕES

Em Alta Floresta d’Oeste, o governador visitou o Colégio Tiradentes da Polícia Militar, unidade XI, militarizado em 2020, possui 20 salas de aula e atende mais de 760 estudantes. A instituição recebeu investimento do Governo de Rondônia, que ultrapassou os R$ 320 mil, destinados à construção de passarela, rampa de acessibilidade e instalação de calhas e valas de escoamento.
Outro momento em que o governador esteve, durante o Governo Itinerante, foi na agroindústria de queijo, a qual se destacou em primeiro lugar na categoria Minas Padrão, do Concurso de Qualidade de Queijos de Rondônia – ConQueijo. “Sou muito grata ao Governo de Rondônia, que, por meio da Emater me ajudou muito, principalmente a criar a minha agroindústria. Ao ganhar o primeiro lugar no ConQueijo, ganhei o valor em dinheiro pela premiação, uma viagem para conhecer a exposição de queijos em Minas Gerais, e principalmente trouxe visibilidade. As  minhas vendas triplicaram”, disse Maria Salete Lampugnani Pelissari, que já faz queijo há 40 anos e tem uma produção de 15 a 18kg de queijo por dia.

Agroindústria conquistou o primeiro lugar no ConQueijo

PRODUÇÃO
Ainda no local, Marcos Rocha se reuniu com outros produtores da região, onde ressaltou a missão de criar condições para que a produção agro de Rondônia avance com sustentabilidade. “O que for bom para o povo de Rondônia, trabalharemos para que venha acontecer. Nesta seara, temos o menor índice de desemprego do Brasil, segundo o IBGE, e o que queremos é que o nosso Estado prospere mais”.
O prefeito de Alta Floresta d’Oeste, Giovan Damo ressaltou a importância das ações municipalistas do Governo de Rondônia. “A visita do governador nos dá a segurança de que nosso município está sendo visto para receber ações que gerem benefícios, foi um dia especial, mas sempre digo que o Governo está presente em Alta Floresta d’Oeste por meio de suas obras”. O Governo Itinerante percorrerá nesta sexta-feira, o município de Castanheiras e terá o encerramento em Rolim de Moura.

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça

Agricultura, Economia, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Rondônia, Sociedade