Governo de Rondônia
19/04/2024

AGRICULTURA

Distribuição de mudas de café e cacau pelo programa “Plante Mais” fortalece lavouras em Rondônia

24 de fevereiro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Municípios da região Centro Sul de Rondônia recebem mudas de café e cacau clonal

O Programa “Plante Mais”, do Governo de Rondônia, implementado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e executado pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) está trazendo uma nova perspectiva para as culturas de café e de cacau no Estado. A meta é entregar aos produtores rurais interessados, 5,3 milhões de mudas de café e 600 mil mudas de cacau, ambos clonal, garantindo assim um produto de melhor qualidade.

A iniciativa governamental está beneficiando agricultores e produtores familiares dos 52 municípios do Estado, no intuito de combater o desmatamento e incentivar o aumento da produção cafeeira e cacaueira em Rondônia e contribuir na geração de renda à família rural.

O programa “Plante Mais” conta com recursos financeiros originários de recursos próprios do Governo Estadual, a chamada fonte 100, complementado com recursos oriundos do Ministério da Justiça e de emendas parlamentares, totalizando R$ 8.305.000,00 (oito milhões e trezentos e cinco mil reais). As mudas adquiridas já estão sendo distribuídas, prevendo um incremento já nessa próxima safra.

“Plante Mais” conta com recursos do Governo Estadual, Ministério da Justiça e emendas parlamentares

Na última semana, uma equipe formada por membros da Seagri e da Emater-RO, tem acompanhado o vice-governador do Estado, José Atílio Salazar Martins (José Jodan), em diversos municípios para entrega das mudas e orientação para o plantio. “No dia 23, o município de Parecis foi contemplado com 70 mil mudas de café clonal e cinco mil mudas de cacau clonal”, conta Luciano Brandão, diretor-presidente da Emater-RO que também está acompanhado as entregas das mudas. O município conta com 60 famílias de agricultores atendidas pelo escritório local da Emater-RO, cadastradas na cafeicultura, com uma área de 90 hectares com 290 mil pés e uma produção média de 60 sacas por hectare.

Brandão explica ainda que, na quinta-feira, 24, foram entregues 50 mil mudas de café clonal para 20 cafeicultores e cinco mil mudas de cacau clonal para cinco cacauicultores, adquiridas com recursos da Seagri, e 20 mil mudas com recursos da operação “Lava Jato” para mais oito produtores de café. “Ao todo serão disponibilizados 97.500 mudas de café clonal e cinco mil mudas de cacau clonal beneficiando 44 produtores cadastrados no programa”.

O município de Espigão do Oeste será beneficiado no total com 90 mil mudas de café clonal e seis mil mudas de cacau clonal. Ainda nesta semana os produtores Luiz Carlos Fernandes, morador da linha Jozuel Nogueira, e Marta Lena Kester Kruger, residente na linha Kapa 80, Km 26, ambos daquela região, receberão, cada um, 2.500 mudas de café clonal para incrementar as suas lavouras.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Rayne Andrade
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Convênios, Governo


Compartilhe


Pular para o conteúdo