28/04/2024

PISCICULTURA

Dia Especial incentiva novos produtores na criação de peixes em Candeias do Jamari

10 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O Dia Especial tem por objetivo integrar os produtores rurais ao mesmo tempo em que oportuniza o interesse de novos pela cultura

O Dia Especial sobre piscicultura reuniu criadores de peixes e interessados na cultura que mais cresce na região, realizado na sexta-feira (7), o evento foi realizado em uma Chácara, localizada no Assentamento Paraíso das Acácias, em Candeias do Jamari, com o objetivo de apresentar as técnicas de produção e atrair novos empreendedores para o segmento.

Candeias do Jamari, a cerca de 25 quilômetros da Capital, vem ganhando força na atividade piscícola com grande desempenho na cadeia produtiva do Estado. Com 75 piscicultores ativos e 300 hectares de lâmina d’água, está produzindo, em média, 1.800 toneladas de pescado. Para o gerente local da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia – Emater/RO, Maciel Félix, esse sucesso se deve à perseverança do produtor que vem buscando alternativas para gerar renda e aumentar o lucro com a atividade, junto à Autarquia. “Temos um grupo que adquire a ração em conjunto a cada 60 dias, a preço 30% abaixo do valor de mercado”, explicou o gerente.

Produção de 1.800 toneladas de pescado em 300 ha de lâmina d’água

De acordo com o presidente da Emater/RO, Luciano Brandão, o Dia Especial é uma das metodologias que objetiva integrar os produtores rurais ao mesmo tempo em que oportuniza o interesse de novos pela cultura, levando conhecimento, técnica e a prática da atividade. “A Emater/RO, por meio das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado, tem incentivado a adoção de práticas tecnológicas e manejo adequado, com a finalidade de obter uma produção lucrativa, que resulte em produtos de alta qualidade. Com isso, temos conseguido projeção, tanto no mercado interno quanto externo.”

O Dia Especial sobre piscicultura foi realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri e Emater/RO, em parceria  com Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado – Idaron, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, além da Prefeitura de Candeias do Jamari, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e comércio local. No intuito de atrair novos produtores para a atividade, a Emater/RO já programou novas turmas que, participarão de cursos de beneficiamento e processamento de pescado, visando a comercialização da produção local.

O Governo participou recentemente da feira de tecnologias e negócios da cadeia de pescados do Brasil, em Santa Catarina, e Rondônia está pronta para adentrar no radar nacional e internacional no quesito produção de peixes.

Texto: Wania Ressutti
Fotos: Nicolly Galvão

Agricultura, Agropecuária, Governo, Governo Fez e Faz, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Sociedade