Governo de Rondônia
29/11/2022

SEGURANÇA

Dia do Tiradentes é comemorado em Rondônia com formatura e promoções na Polícia Militar

22 de abril de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Formatura em homenagem ao patrono das Polícias Militares do Brasil Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes

A cerimônia alusiva ao patrono das Polícias Militares brasileiras, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi realizada nesta sexta-feira (22), no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Porto Velho, Capital de Rondônia, e foi marcada pelo desfile da tropa e de viaturas, entrega do Diploma de “Amigo da PM” e promoção de oficiais e praças; um reconhecimento para aqueles que dedicam suas vidas na missão de proteger a sociedade.

Secretário da Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá, destaca valorização dos militares em Rondônia

Durante o evento, a valorização das Corporações Militares pelo Governo de Rondônia, foi destacada pelo gestor da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá, que representou o governador do Estado, Marcos Rocha.

‘‘Essa é uma data feliz para nossas polícias, e o governador fez questão de nos deixar uma mensagem especial, e eu também quero parabenizar a cada um que recebeu o Diploma “Amigo da PM”, pois colaboram com serviços prestados pela Corporação, aos 209 policiais militares que receberam a medalha dedicação policial militar, referente a dez, 20, 30 e 35 anos de serviços prestados. Esse também é um dia de comemoração para os 83 promovidos, entre eles 18 beneficiados com a redução de interstício, que já havia contemplado aos praças, e recentemente se estendeu aos oficiais’’, disse o secretário.

‘‘A todos os policiais militares e bombeiros promovidos, desejo parabéns e faço um pedido que usem suas promoções para o bem da sociedade e das instituições militares. Agradeço ainda, aos deputados que aprovaram a legislação encaminhada pelo Poder Executivo; estamos assim renovando nossas Corporações militares’’, disse o governador Marcos Rocha em mensagem aos militares.

ORGULHO

Entre os policiais promovidos está o agora, major Luiz Gilson Silva, diretor do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM I; um orgulho para mãe dele, Maria Helena Silva, 81 anos, que não mediu esforços para fazer parte deste momento especial para a família e para a sociedade rondoniense.

Maria Helena Silva, 81 anos, orgulhosa da promoção do filho a major

‘‘Tenho muito orgulho dele ter se tornado major, o criei com muito amor, e ele sempre foi um menino bom, inteligente, obediente. Nunca me deu trabalho. Fiz tudo pelos estudos dele, e estudou com muito sacrifício, passou em todas as provas que fez, e sempre se manteve calmo e humilde. É um bom filho, bom pai, bom esposo, e faz o bem para a sociedade’’, conta Maria Helena.

‘‘Sou agradecido ao Governo de Rondônia, pois trouxe muitos benefícios para a categoria, tanto para praças quanto para oficiais. E hoje, temos aqui a valorização de todo o trabalho feito. Esse é um momento muito especial para nossas famílias também. Minha mãe sempre se esforçou para termos os melhores estudos, e os valores que ela me ensinou aplico na sociedade, especialmente na função que estou de diretor do Colégio Tiradentes, onde lido com crianças desde seis anos até o 3° ano do Ensino Médio, contribuindo para moldar o caráter das crianças para serem jovens e adultos de responsabilidade’’, afirma o major Luiz Gilson Silva.

PROMOÇÕES

No âmbito do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia – CBMRO, foram 84 militares promovidos, sendo cinco ao posto de coronel; seis a tenente-coronel; nove de capitão; seis a 1° tenente, e 58 à graduação de 3° sargento.

Na PMRO, dos 83 militares promovidos, seis foram ao posto de coronel

Já na PMRO, dos 83 militares promovidos, seis foram ao posto de coronel; 28 a tenente-coronel; 37 a major; quatro a 1° tenente; um à graduação de 1° sargento, e sete à graduação de 2° sargento; totalizando, 167 militares promovidos neste novo ciclo de promoções.

‘‘Em cada ciclo de promoção temos um ícone que representa a importância da data, não apenas para a nossa tropa, mas para a sociedade como um todo, como agora fazemos referência a Tiradentes. E o momento é de reconhecer o valor e os méritos de nossos policiais pela data que mais se aproxima da nossa atividade, considerando o grande vulto da Inconfidência Mineira e o papel do Tiradentes, aquele que é nosso referencial e nos inspira a trabalhar na preservação da vida e levar a sensação de Segurança Pública aos rondonienses’’, disse o comandante da PM James Alves Padilha.

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, lembrado na cerimônia, é considerado o mártir da Inconfidência Mineira e seu legado é reconhecido até hoje, 230 anos após a sua morte.

Segundo comandante da PM James Alves Padilha, Tiradentes é um dos ícones que inspiram policiais militares

Ele nasceu na Vila de São José Del Rei – atual cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, em 1746, onde exerceu alguns trabalhos, entre eles tropeiro, minerador, mascate e por fim alferes, fazendo parte do regimento militar dos Dragões Reais de Minas.

AUTORIDADES

Também estiveram presentes na cerimônia os deputados estaduais Alex Silva e Eyder Brasil,  o diretor- adjunto da Sesdec, Hélio Gomes,o diretor-geral da Polícia Técnico-Científica de Rondônia (Politec), Domingos Sávio, o comandante da Base Aérea, coronel Danilo Popp Lucas, tenente-coronel BM Andrade Júnior, que representou o comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, cel. BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, o major PM Régis Wellington Braguin Silvério, que representou a Casa Militar, capitão de corveta Rafael de Carvalho, representante da Capitania Fluvial de Porto Velho, tenente – coronel, Felipe Bernardo Vital, representante da Casa Civil, o coordenador da Universal nas Forças Policiais, Sandro Jorge Monteiro da Silva, além de promotores de justiça, representantes de departamentos da corporação  e demais órgão do Governo.

Desfile motorizado na Avenida Tiradentes fez parte das comemorações do Dia do Tiradentes

Confira a galeria


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Segurança, Servidores, Sociedade


Compartilhe