Governo de Rondônia
24/06/2024

MAIO AMARELO

“Dia do Amarelaço” é realizado com apresentações lúdicas sobre o tema, paz no trânsito, no Palácio Rio Madeira

10 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O Amarelaço aconteceu nas escadarias do prédio Pacaás Novos, no Palácio Rio Madeira

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPTran) realizou na manhã desta sexta-feira (10), o “Dia do Amarelaço”, na escadaria do Edifício Pacaás Novos, no complexo do Palácio Rio Madeira. A ação faz parte da programação de mobilização da sociedade para o Movimento Maio Amarelo, que neste ano tem como tema: “Paz no trânsito começa por você”, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito.

O evento teve início com a equipe do Serviço Social do Comércio (Sesc), movimentando o público da 3ª idade, seguido do toque de sirene por um minuto para reflexão de todos sobre as mortes e acidentes no trânsito.

O diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes destacou que, a ação visa conscientizar os participantes sobre o processo no trânsito, seja como pedestres, ciclistas, motociclistas ou motoristas, tendo em vista que 90% dos acidentes são provocados por falha humana e, portanto, muitas vezes evitáveis.

“Por isso estamos aqui, chamando a atenção de todos para levar a conscientização em preservar vidas, pois não podemos mais aceitar tantas mortes por descuidos e imprudência. Nossas atitudes devem refletir paz no trânsito, são elas que fazem a diferença. Vamos criar um ambiente de paz. Qualquer sinal de paz, retribua” enfatizou o diretor-geral.

Bonecos Ligadinho, Vidinha, tia Vavá e Didico comandaram a apresentação

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou sobre o tema da campanha Maio Amarelo “Paz no trânsito começa por você”, conclamando a população a fazer parte desta iniciativa, através da mudança de comportamento. “Estamos trabalhando com projetos e incentivos para a mobilização geral da campanha Maio Amarelo. Um momento de conscientização para que todos os usuários do trânsito mudem o comportamento, para fazermos um trânsito mais seguro”. ressaltou.

A diretora da Escola Pública de Trânsito (EPTran) Junaia Freitas, convocou todos a tomarem consciência sobre os riscos de sinistros de trânsito e alertou para a necessidade de um comportamento mais responsável no trânsito. “Se 90% dos acidentes são evitáveis e ainda acontecem, é porque ainda estamos errando no trânsito. Por isso, precisamos mudar o comportamento e cada um respeitar o espaço e tempo do outro, somente assim conseguiremos vencer esta epidemia silenciosa, que são as mortes no trânsito”, destacou.

Participaram da ação, o Batalhão da Polícia Militar de Trânsito (BPtran), banda da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Rodoviária Federal (PRF), autoridades do governo do estado, grupo da 3ª idade do Serviço Social do Comércio (Sesc).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Geovani Berno
Fotos: Miro Costa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cerimônia, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Municípios, Políticas Públicas, Porto Velho, Rondônia, Segurança, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo