Governo de Rondônia
23/11/2024

SERVIÇOS

Detran-RO tem mais de 5 mil CNHs aguardando retirada e convoca usuários a buscarem seus documentos

18 de outubro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Detran-RO incentiva condutores a retirarem as CNHs físicas nas unidades

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) informa que possui em seu arquivo 5.182 Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) que ainda não foram retiradas por seus proprietários. A diretora Técnica de Habilitação, Aline Lima destaca que, muitos condutores, ao renovarem suas CNHs, acabam não comparecendo ao Detran-RO para pegar o documento físico.

“Com o uso da tecnologia e a facilidade de atualização da CNH na Carteira Digital de Trânsito (CDT), muitos motoristas têm deixado de lado o documento de papel. No entanto, a CNH física continua sendo importante. Incentivamos que nossos usuários utilizem as versões do documento, física e digital, já que ambas têm validade jurídica”, recomenda Aline Lima.

O diretor geral do Departamento de Trânsito, Sandro Rocha, reforçou a importância da retirada do documento físico. “A CNH física é um comprovante de habilitação que pode ser necessário em diversas situações. Por isso, reforçamos o pedido para que os condutores venham às nossas unidades e retirem seus documentos o quanto antes”, declarou.

Para retirar a CNH física, o condutor deve se dirigir à unidade do Detran-RO onde realizou a renovação, apresentando um documento de identificação oficial com foto. 

CNH DIGITAL

A Carteira Nacional de Habilitação no formato digital é uma inovação que facilita a vida do motorista, permitindo acesso aos dados da habilitação a qualquer hora e lugar, através de um dispositivo móvel. A emissão da CNH digital é mais rápida, contribuindo para a desburocratização dos serviços públicos. Com o documento digital é possível evitar multas, agilizar processos em ações de fiscalização e locadoras de veículos, além de acessar informações importantes sobre o condutor. 

CNH FÍSICA

Apesar das vantagens da CNH digital, a versão física do documento é fundamental em situações imprevistas, como a descarga do celular durante uma fiscalização de trânsito. “Além disso, alguns estabelecimentos ainda exigem a apresentação do documento físico”, lembra Aline Lima. 

A segurança também é uma preocupação, em caso de perda ou roubo do celular a CNH física é um documento de identificação oficial, que substitui a Carteira de Identidade. A recomendação é que o motorista mantenha tanto a CNH digital quanto a física, garantindo preparo para qualquer situação e evitando transtornos. 

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) permite que o condutor escolha entre a CNH física e digital, sendo que a CNH digital pode ser baixada nas lojas de aplicativos do Google ou Apple Store.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Fernando Moreno e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Comunicação, Direitos, Distritos, Economia, Educação, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Justiça, Legislação, Municípios, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo