18/09/2024

PRÁTICAS SEGURAS

Detran-RO realiza ações de conscientização sobre segurança no trânsito durante a Expojipa

18 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Através de jogos, crianças e adultos foram sensibilizados quanto às questões de segurança no trânsito

Com foco na conscientização sobre segurança no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) desenvolveu atividades durante a 43ª edição da Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Expojipa), realizada entre os dias 11 e 15 de setembro, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli. No estande, a Escola Pública de Trânsito (EPTran) ofereceu uma diversidade de atrações, sensibilizando, de forma educativa, aproximadamente 1.200 visitantes sobre segurança viária ao longo dos cinco dias de evento.

As atividades, organizadas pela Divisão de Execução de Campanhas (Divec), em parceria com a Regional de Ji-Paraná, atraíram crianças, jovens e adultos. Um dos principais atrativos foi o simulador de capotamento e tombamento, que proporcionou uma experiência realista de sinistros automobilísticos.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações demonstram que a conscientização da população sobre segurança no trânsito pode ser transmitida com dinamismo, agradando a todas as idades.

Conforme explicou o diretor da EPTran, Welton Roney, a iniciativa buscou reforçar a importância do uso do cinto de segurança e dos cuidados no trânsito, sensibilizando o público de maneira prática e envolvente.

EXPERIÊNCIAS

O aposentado José Francisco, participou do simulador de capotamento e ficou impressionado com a experiência. “Viajo de ônibus, e apesar do pedido do motorista para que os passageiros usem o cinto, vejo que ninguém o utiliza, incluindo eu. No entanto, após essa experiência, não deixarei de cuidar da minha segurança e certamente vou mudar meu comportamento”, disse.

Simulador de embriaguez chamou atenção do público

O motorista Adriano Correia, também visitou o estande do Detran-RO e fez o teste de etilômetro para medir a alcoolemia. “Hoje estou bebendo, mas estou com minha esposa habilitada para direção segura, já que ela não consumiu álcool. Aconselho a todos a sempre dirigir com segurança, sem misturar bebida e direção”, frisou.

PRÁTICAS SEGURAS

Além das simulações, os visitantes também participaram de mini-palestras educativas, onde aprenderam mais sobre prevenção de sinistros e práticas seguras ao volante. O evento culminou com o sorteio de uma bicicleta, entregue ao jovem Diogo dos Santos Silva, de 22 anos, morador de Ji-Paraná, que se destacou como o sortudo no encerramento das atividades interativas.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha salientou que, a participação na Expojipa mais uma vez, reafirma o trabalho do Departamento com a educação no trânsito, utilizando abordagens inovadoras para alcançar o público e promover uma cultura de segurança nas estradas de Rondônia.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Miro Costa
Fotos: Miro Costa

Cidadania, Cultura, Direitos, Educação, Evento, Fiscalização, Governo, Ji-Paraná, Lazer, Legislação, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito