Governo de Rondônia
27/04/2024

OUVIDORIA

Detran-RO adere à Rede Nacional de Ouvidorias para ampliar canais de atendimento e fortalece a participação social

21 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A adesão a Renouv faz parte da modernização e gestão integrada das Ouvidoria do Detran-RO

Em busca de modernizar e ampliar os canais de atendimento à população, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) oficializou sua adesão à Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv) nesta quarta-feira (21). A iniciativa, regulamentada pelo Decreto nº 9.492/2018 e pela Resolução nº 24/2023 do Governo Federal, representa um importante passo para fortalecer a participação social e a transparência nas ações do órgão.

A ouvidora geral do Detran-RO, Hellen Florêncio, explica que a Renouv funciona como um fórum de integração entre as ouvidorias da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, e comemora a adesão da Autarquia. “Nossos usuários contarão a partir de agora com mais um canal para registrar suas demandas e sugestões; acompanhar o andamento das solicitações; acessar informações sobre os serviços prestados pelo Detran-RO e avaliar a qualidade do atendimento, contribuindo para a melhoria das políticas públicas de trânsito”, destacou.

A ouvidora destaca que o Detran-RO já utiliza o Sistema Fala.BR, plataforma web disponível no Portal do Governo de Rondônia e nas Home Page de cada Secretaria. “A Ouvidoria Geral do Estado (OGE) acompanha as demandas recebidas por essa plataforma, fortalecendo a transparência, o combate à corrupção e o controle social”, afirmou.

Para o diretor geral do Detran-RO, Léo Moraes, a adesão à Renouv é mais um passo do Departamento no sentido de oferecer um melhor atendimento à população rondoniense. “As ações refletem o compromisso com a prestação de serviços com inovação e eficiência ao atendimento ao público, oportunizando a participação social facilitando o acesso e ampliando os canais de atendimento”, ressaltou.

A adesão oficial à Rede Nacional de Ouvidorias, permite ao Detran-RO, benefícios como o uso gratuito do Sistema e-Ouv e a promoção de ações de capacitação para agentes públicos em matéria de ouvidoria, Simplificação de Serviços, entre outros. 

Benefícios da adesão à Renouv

Com a adesão à Renouv, o Detran-RO e a população rondoniense, são beneficiados com:

  • Melhoria na qualidade do atendimento: A plataforma e-Ouv oferece recursos que facilitam o registro e o acompanhamento das demandas, além de permitir a avaliação do atendimento por parte dos cidadãos;
  • Aumento da transparência: A Renouv promove a transparência das ações do Detran-RO, pois todas as demandas registradas na plataforma e-Ouv são públicas;
  • Fortalecimento da participação social: A Renouv incentiva a participação da sociedade civil na gestão do Detran-RO, pois os cidadãos podem contribuir com sugestões e críticas para a melhoria dos serviços prestados;
  • Modernização da gestão: A adesão à Renouv demonstra o compromisso do Detran-RO com a prestação de serviços à população.

Contato com a Ouvidoria do Detran-RO

Os cidadãos podem entrar em contato com a Ouvidoria do Detran-RO pelos seguintes canais:

  • Telefone/WhatsApp: (69) 99304-1160 (mensagens de texto)
  • E-mail:  ouvidoria@detran.ro.gov.br
  • Ouvidoria On-Line/Portal do Detran-RO: https://www.detran.ro.gov.br/ouvidoria
  • Plataformas  Fala BR e e-SIC.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Luís Carlos Viana
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cidadania, Educação, Governo, Infraestrutura, Legislação, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo