Governo de Rondônia
23/12/2024

ANJOS DO TRÂNSITO

Detran realiza encerramento do projeto de educação no trânsito na Escola Eduardo Lima e Silva

18 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Diretor Geral do Detran, José de Albuquerque Cavalcante, destaca a importância do projeto

Diretor Geral do Detran, José de Albuquerque Cavalcante, destaca a importância do projeto

A Escola Pública de Trânsito (Eptran) do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) realizou na manhã desta quarta-feira (18) o encerramento do projeto Anjos no Trânsito na Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Eduardo Lima e Silva. O projeto  tem como objetivo capacitar os alunos da rede pública de ensino médio da capital por meio de curso de formação teórico técnico em processo de 1ª Habilitação  de Condutores de Veículos Automotores.

Durante a solenidade de encerramento, o diretor geral do Detran-RO, José de Albuquerque Cavalcante, expôs o compromisso do órgão em assegurar a paz no trânsito nas cidades de Rondônia. “Trabalhamos diariamente para mudar as estatísticas e o fluxo  de vítimas nos hospitais, causado por acidentes de trânsito”, destacou.

Cavalcanti lembrou ainda a importância do trabalho realizado pela Eptran com os multiplicadores da educação no trânsito, por meio do projeto Anjos no Trânsito. “A educação no trânsito é uma ferramenta de grande importância para multiplicar o conhecimento e promover a consciência e cidadania participativa dos futuros condutores de veículos. De acordo com o artigo 74 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro),  a Educação para o Trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito”, frisou o diretor geral do Detran-RO.

ANJOS DO TRÂNSITO 

O projeto Anjos no Trânsito é um projeto interdisciplinar, voltado aos alunos do ensino médio, onde os técnicos e professores da Escola Pública de Trânsito capacitam e orientam os professores do ensino médio, dando suporte para que eles possam abordar as questões do trânsito dentro das disciplinas curriculares.

As aulas ministradas visam o ensino de Direção Defensiva, Legislação de Trânsito, Cidadania, Meio Ambiente, Primeiros Socorros e Noções de Mecânica Básica. A abordagem do processo Ensino Aprendizagem é feita de forma lúdica e interativa, com atividades diversas e jogos educativos voltados para o trânsito, abordando todo conteúdo do curso teórico técnico, com palestras explicativas e interativas, mediante recursos áudio visuais. Durante as aulas os alunos são acompanhados pelos monitores e auxiliares. O curso tem duração total de 90 horas em cada escola e envolve todos os alunos do ensino médio das escolas selecionadas.

A coordenadora do projeto Anjos no Trânsito, Telma Ferreira, explica que desde 2011 o projeto foi incluído no currículo escolar do ensino médio, amparado na resolução 265/2007 do Contran que diz que os órgãos de trânsito são responsáveis por  Instituir a formação teórico – técnica do processo de habilitação de condutores, como atividade extracurricular em escolas de ensino médio.

A estudante Ana Alice Barros foi contemplada com uma bicicleta, por participação efetiva no projeto

A estudante Ana Alice Barros foi contemplada com uma bicicleta, pela participação efetiva no projeto

“Os alunos que  concluem todas as etapas do projeto tiram uma nota acima de 7 em todos os componentes curriculares, não têm falta e possuem um bom comportamento, recebem o certificado de participação. O certificado  garante ao aluno, quando ele for fazer à primeira habilitação, a  dispensa da aula teórico-técnico”, ressaltou Telma.

Durante a atividade de encerramento do projeto, a aluna do segundo ano Ana Alice Barros foi contemplada, por meio de sorteio, com uma bicicleta. Ela destacou o quanto aprendeu com o projeto Anjos no Trânsito. “ As aulas foram ótimas, me deram a oportunidade de aprender sobre a educação no trânsito, o respeito que se deve ter com os outros, tanto os condutores como os pedestres. Através do conhecimento sobre o trânsito eu pude perceber que muitos acidentes podem ser evitados se a pessoa for prudente, educada e consciente”, finalizou.

Veja galeria de fotos do evento


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Educação, Evento, Governo, Legislação, Rondônia, Segurança, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo