Governo de Rondônia
18/04/2024

Detran promoverá palestra em comemoração aos dois anos de Lei Seca

01 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Em celebração aos dois anos de existência da Operação Lei Seca (OLS), no Estado de Rondônia, o Detran promoverá palestra sobre o tema no dia 03 de abril (quinta-feira), no auditório do Ministério Público em Porto Velho, a partir das 08:00 horas. Para ministrar a palestra e dividir experiências do assunto, foi convidado o Major Marco Andrade, Coordenador Geral da Operação Lei Seca no Estado do Rio de Janeiro, pioneiro e modelo de excelência da operação no país.

A palestra que tem como base os números registrados no Estado do Rio de Janeiro desde sua implantação, visa não só mostrar os dados positivos após a adesão das blitz educativas, mas também alertar quantos aos perigos que podem causar a mistura de álcool e direção. Para falar dos reais riscos que o usuário de transito pode sofrer, também participará uma servidora e agente de trânsito (cadeirante) do Rio de Janeiro, que trabalhará no intuito de demonstrar com um olhar “diferente” os perigos que podem ser prevenidos.

Sancionada no Brasil em 2008, a Lei seca tem como maior objetivo reduzir os acidentes provocados por motoristas embriagados que contabilizam como maiores causadores de mortes no Brasil. Hoje um pouco mais rígida, a nova legislação prevê tolerância zero para a combinação de bebida alcoólica e volante. Como o bafômetro pode ser recusado – com base no dispositivo constitucional que dispensa qualquer cidadão de promover prova contra si- foram criados outros mecanismos para poder comprovar as alterações do condutor alcoolizado,  que são o exame clínico, pericia, vídeo ou testemunhas, lembrando que o motorista que se recusar a fazer o teste poderá ser enquadrado criminalmente.

Lei Seca em Rondônia

A primeira operação realizada em Rondônia foi  no dia 03 de março de 2012. Nesses dois anos de incessante trabalho já foram fiscalizados 31.170 condutores (dados até 2013) e acordo com o Hugo Guilherme Correia, Diretor Executivo de Operações do Detran no Estado, essa façanha só foi possível graças a parcerias com  Cia Independente de Trânsito da PM, Policia Civil , agentes de fiscalização  e auxiliares administrativos do Detran. “Jamais poderei deixar de lembrar, que sem estas pessoas não conseguiríamos promover uma conscientização em nosso Estado, lembrando que mesmo pequena  essa equipe tem feito a diferença”,disse Hugo Correia.

Segundo o Diretor Geral do Detran, Airton Gurgacz, com base em estudos realizados na coordenadoria de estatística do Detran/Ro, cerca de 22,7% do índice de acidentes com vitimas foi reduzido no Estado desde a implantação da operação Lei Seca. “ A primeira vista os números podem soar como baixos, mas se levarmos em consideração as vidas que foram preservadas, esses números são bem consideráveis”, reiterou Gurgacz.

dados-comparativos-de-acidentes1-1024x506


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo