Governo de Rondônia
25/04/2024

FESTIVIDADE

Detran homenageia instrutores de trânsito de Rondônia

18 de outubro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Instrutores de trânsito também foram premiados nesta segunda-feira

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), homenageou, na manhã desta segunda-feira (18), os instrutores de trânsito, em alusão ao  Dia Nacional do Instrutor de Trânsito, comemorado no último dia 16. 

O Instrutor de Trânsito é o profissional responsável pela formação de condutores de veículos. Cabe a ele instruir os candidatos sobre os conhecimentos teóricos e as habilidades necessárias à obtenção, alteração, renovação da permissão para dirigir e da autorização para conduzir veículos, além de ministrar cursos de especialização e similares, definidos em resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A homenagem, realizada pela Diretoria Técnica de Habilitação e Medicina (DTHMET) do Detran em parceria com o Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores de Rondônia (Sindar) e a Associação dos Centros de Formação de Condutores do Estado de Rondônia (Acefcron), reuniu instrutores de trânsito de Porto Velho em um café da manhã com sorteio de prêmios para os instrutores de todo o Estado.

Saíde Félix, com 30 anos de profissão, foi premiado com uma bicicleta após ser eleito como exemplo de instrutor: pontual, cordial e com maior índice de alunos aprovados nas avaliações para retirada de habilitação. O instrutor eleito e premiado destaca sua ação afirmando:

“Para mim, o mais importante é ver meus alunos no trânsito dirigindo com respeito, porque este é o maior resultado do meu trabalho”, diz Saíde Félix.

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, destacou a importância dos instrutores na construção de um trânsito mais seguro. “Nós temos que ter ações de educação de trânsito, ações de fiscalização, mas precisamos ter uma formação de qualidade, porque é isso que vai fazer ter condutores preparados para o trânsito, e vocês (instrutores) são peças fundamentais para esta engrenagem”.

Para ser instrutor de trânsito é necessário ter idade mínima de 21 anos, certificado de curso específico na área, não ter cometido qualquer infração grave no trânsito, ter feito curso de direção defensiva e primeiros socorros e possuir ensino médio completo.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jarlana Serra Davy
Fotos: Jarlana Serra Davy e Eleni Caetano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Educação, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo