DIA DO PEDESTRE

Detran faz pit stop para orientar motoristas e motociclistas sobre respeito ao pedestre no trânsito

06 de agosto de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Boneco fantasia com a mensagem ‘‘respeito’’  foi usado na ação para conscientizar sobre o uso da faixa de pedestre

A orientação quanto a boa conduta no trânsito foi reforçada pelo Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) na manhã desta sexta-feira (6) com a realização de pit stop educativo em alusão ao Dia Mundial do Pedestre, comemorado no dia 8 de agosto. A ação ocorreu na Avenida Rogério Weber com Avenida Sete de Setembro, um dos cruzamentos de maior fluxo de veículos de Porto Velho.

A arte educadora do Detran, Vavá de Castro, coordenou a ação. Distribuídos em pontos estratégicos, os servidores do Detran aproveitaram cada sinal fechado para conscientizar pedestres e motoristas de que toda a vida é importante no trânsito, e destacou que sendo os pedestres os mais vulneráveis, uma série de medidas devem ser adotadas por todos os envolvidos para ter um trânsito seguro, para esse público também.

Aposentada Celina Cubotani pontuou a importância da ação diante dos desafios que os pedestres enfrentam no cotidiano

A aposentada Celina Cubotani pontuou a importância da ação diante dos desafios que os pedestres se deparam no dia a dia ao se locomoverem pela cidade. Ela é moradora de Ariquemes, e em visita a Porto Velho percebeu que na Capital, o trânsito requer uma atenção maior.

‘‘O trânsito poderia ser melhor para o pedestre. Quando tem farol, os motoristas ainda respeitam, mas quando não tem é muito difícil. Um dia desses, um caminhoneiro fez sinal para que eu passasse, porém veio um motociclista e não parou, e quase aconteceu um acidente, e é por isso que ações como essas são importantes’’, considera.

A secretária Maria da Penha também convive com os mesmos desafios. ‘‘É difícil atravessar nas ruas, tem motorista que pára para gente passar e outros não, tornando a travessia arriscada. Eu procuro sempre uma faixa, e essa conscientização que foi realizada é bom que aconteça’’, disse.

O pit stop educativo também foi bem avaliado pelos motoristas. ‘‘É uma ação que ajuda muito, tanto pedestres quanto condutores de veículos, pois o trânsito exige atenção de todos’’, avalia o motorista Lucas Conde.

‘‘É muito importante, pois às vezes o pedestre não tem consciência de algumas condutas, pois o certo é esperar o veículo parar para então atravessar. E o motorista ao ver o pedestre esperando para atravessar, tem que parar’’, afirma o motorista Aparecido Fernandes.

Pessoas conscientizadas no pit stop receberam chaveiros, squeezes e principalmente orientações para um trânsito mais seguro

As pessoas conscientizadas no pit stop receberam um chaveiro, squeeze e principalmente, uma nova forma de enxergar o trânsito. ‘‘A dinâmica foi uma ação performática educativa de trânsito alusiva ao Dia do Pedestre, onde trouxemos um boneco fantasia com a mensagem ‘‘respeito’’ para conscientizar todos sobre o uso da faixa de pedestre para a travessia com segurança’’, disse a arte educadora do Detran, Vavá de Castro.

Os pedestres foram orientados sobre o papel que exercem para que o trânsito seja seguro. ‘‘Antes de atravessar a rua, olhem para os dois lados, e mostrem a intenção em fazer a travessia, sinalizando com a mão, pois o pedestre fazendo a sua parte em relação a visibilidade é melhor para os condutores de veículos, pois ficam em alerta. Pedimos a todos, atenção, cortesia e respeito no trânsito’’, afirma Vavá.

O Dia Mundial do Pedestre foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e faz um alerta sobre direitos e deveres dos pedestres. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o pedestre tem prioridade na travessia na faixa de pedestre, mesmo quando o sinal mudar quando ele já tiver iniciado o deslocamento.

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça