Governo de Rondônia
28/03/2024

ATENÇÃO

Detran faz alerta à população para golpes aplicados por falsos funcionários

26 de outubro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

O golpista se utiliza de dados de servidores do Detran–RO, com imagens ou número de telefone clonado

O Governo de Rondônia, por meio Departamento Estadual de Trânsito (Detran), alerta a população sobre possíveis golpes praticados por falsos funcionários da autarquia via WatsApp. A modalidade de estelionato ocorre com golpistas, que se utilizam de dados dos servidores do Detran –RO, com imagens ou número de telefone clonado, oferecendo serviços escusos para pagamento de taxas e serviços visando oferecer “facilidades” aos usuários, tais como aquisição de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aquisição irregular de veículos, bem como exclusão de multas de trânsito, sem o pagamento do valor estipulado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Golpistas utilizam o WhatsApp

O Corregedor Geral do Detran, Glauco de Paula Souza, alerta que o golpe vem se aprimorando. “O crime indicando supostamente o envolvimento de servidores da autarquia em prática criminosa, vem aprimorando com o passar dos anos, através de golpes via WhatsApp, em que os estelionatários se utilizam de dados dos servidores, vitimando cidadãos, causando danos à imagem de servidores e, por consequência, a este órgão de trânsito”.

Glauco de Paula diz que mesmo a corregedoria reagindo enérgica e prontamente nos casos denunciados, os golpes não param de ocorrer. “Desta forma, pedimos tanto aos servidores quanto aos usuários e a população em geral, que fiquem em alerta quanto aos golpes aplicados via whatsapp, e que utilizem as nossas plataformas para serviços, evitando assim transtornos futuros, e que procurem a polícia para denunciar o crime”.

O Detran-RO orienta os servidores que estão com seus nomes e fotografias utilizados indevidamente pelos golpistas. que procurem os órgãos competentes, para denúncia do fato.

COMO ACONTECE O GOLPE?

Utilizando perfil falso, os bandidos abordam as vítimas nas mídias sociais ou em aplicativos de mensagens, oferecendo vantagens na aquisição de veículos, CNH ou extinção de multas. Para garantir o “negócio”, exigem que o usuário faça o depósito de uma quantia em dinheiro, que gira em torno de R$ 1 mil e R$ 2 mil. Após o dinheiro ser compensando na conta do estelionatário, o perfil falso bloqueia a vítima, que nesse momento percebe o golpe aplicado.

COMO SE PROTEGER?

É importante saber que o Detran-RO não oferta pagamento de taxas ou multas via WhatsApp e em mídias sociais. A emissão multas, taxas de documentação e IPVA podem ser emitidas de forma segura no endereço eletrônico https://www.detran.ro.gov.br/


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jarlana Serra Davy
Fotos: Eleni Caetano, Ivi Fideles e Hagnes Chediak
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Fiscalização, Governo, Habitação, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo