08/05/2024

MANUTENÇÃO

DER realiza serviços e melhorias na Rodovia 490 e facilita acesso ao Porto Rolim do Guaporé

15 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Rodovia possui um grande fluxo de veículos leves e pesados

O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes – DER está intensificando as ações de melhorias nas rodovias primárias. Nesta semana, a equipe da 5ª Residência Regional do DER em Rolim de Moura concluiu diversos serviços e melhorias na Rodovia 490 (Linha P-40), entre a RO-370 e os distritos de Flor da Serra e São Luiz, em Alto Alegre dos Parecis.

De acordo com Nilson Oliveira, residente da 5ª regional do DER, os 88 quilômetros de extensão da Rodovia 490 receberam serviços de reconformação da plataforma (patrolamento), limpeza lateral, revestimento primário (encascalhamento) em trechos específicos e melhoria na saída de água/drenagem. Além disso, no quilômetro 25, a equipe realizou a remoção de uma curva e rebaixamento de um morro.“Atendendo ao anseio dos moradores, pecuaristas e amantes da pesca que trafegam pela região, removemos a curva e rebaixamos o morro para facilitar a trafegabilidade”, explicou.

Rodovia recebeu serviços de rebaixamento de morro e remoção de curvas

O diretor-geral do DER, Eder Fernandes, ressaltou que a remoção de curvas e rebaixamento de morros diminui o tempo de viagem e aumenta a segurança dos usuários da via. “A RO-490 (Linha P-40) possui um grande fluxo de veículos pesados no escoamento da produção e interliga os distritos de Flor da Serra, São Luiz e o Porto Rolim do Guaporé, que recebe anualmente turistas de todo o Brasil e até de outros países”, relatou.
O morador e pecuarista Pedro Lima Paz, enfatizou as melhorias na via. “Cortando o morro, removendo curvas e cascalhando, fica melhor para o povo trafegar e transportar cereais e gado. Essa Linha é a espinha dorsal de Alto Alegre dos Parecis e possui um grande movimento de carros. O povo fica muito satisfeito e tenho que enviar o meu agradecimento a todos os envolvidos”, disse.

Texto: Ricardo Barros
Fotos: Ricardo Barros