29/03/2024

TRAFEGABILIDADE

DER realiza recuperação da RO-135, entre Vila Marcão e Porto Rolim do Guaporé, em Alta Floresta D’Oeste

01 de abril de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Rolo compactador está sendo utilizado para afixar o cascalho na via e melhorar a trafegabilidade

A equipe da 5ª Residência Regional do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes – DER está trabalhando na recuperação de um trecho de 114 quilômetros da rodovia 135 (Linha P-50), que liga o distrito de Vila Marcão ao Porto Rolim do Guaporé, no município de Alta Floresta D’Oeste. Os trabalhos incluem a reconformação da plataforma, aplicação de revestimento primário (encascalhamento) em trechos específicos, limpeza lateral, abertura de saída de águas pluviais.

Trechos estão recebendo encascalhamento

O residente regional do DER na região da Zona da Mata, Thiago Moreira, destaca a importância dos trabalhos para garantir a trafegabilidade da rodovia. “Estamos agindo com rapidez na manutenção, removendo valetas e buracos causados pelas chuvas. Além disso, estamos aplicando encascalhamento e, em seguida, utilizando um rolo compactador para afixar o cascalho na pista, o que proporciona maior durabilidade dos serviços de manutenção da rodovia”, afirma Moreira.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforça o compromisso do DER em melhorar a infraestrutura viária do Estado. “Nossas rodovias são fundamentais para a economia, pois garantem o escoamento da produção. O DER tem a missão de assegurar a trafegabilidade em mais de 4.500 quilômetros de rodovias primárias não pavimentadas em Rondônia”, ressalta Rocha.

O diretor-geral do DER, Éder André Fernandes, enfatiza que as ações fazem parte de um planejamento anual para garantir a trafegabilidade das rodovias, que são essenciais para o escoamento da produção agrícola e pecuária do Estado. “As equipes do DER estão trabalhando incansavelmente para eliminar pontos críticos, recuperar as rodovias e assegurar a trafegabilidade”, destaca Fernandes.

Texto: Ricardo Barros
Fotos: Ricardo Barros