24/04/2024

GESTÃO E EFICIÊNCIA

DER promove reunião técnica em Ji-Paraná para melhoria da gestão e trabalho

28 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O diretor-geral coronel Meireles responde perguntas em reunião técnica do DER

O corpo técnico do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos de Rondônia (DER) esteve em Ji-Paraná nesta quarta-feira (27) realizando uma reunião entre diretoria, coordenadores, gerentes e residentes regionais do órgão. O objetivo foi alinhar as práticas de gestão melhorando os resultados a serem alcançados dentro do Plano de Trabalho para 2019.

O diretor-geral do DER, coronel Erasmo Meireles e Sá, abriu a reunião destacando que os funcionários públicos servem à população como um todo e devem executar seus trabalhos com qualidade técnica e segurança. “Os servidores devem buscar sempre a eficiência, sempre trabalhar dentro dos parâmetros técnicos, prestando serviços de qualidade, que resolvam os problemas que naturalmente surgem”, explicou o coronel Meireles.

Ele prosseguiu dizendo que agora o DER tem um Plano Estratégico que orienta o plano anual de trabalho. “Nele, estão postas metodologias voltadas à eficiência da gestão com padronização de procedimentos que devem inclusive promover otimização na aplicação dos recursos”, detalhou o diretor-geral.

Corpo técnico em reunião de trabalho em Ji-Paraná

Em sua fala, o coordenador de Operações e Fiscalização do DER, o engenheiro Diego Martins Corrêa, enfatizou que “é preciso aumentar a produtividade e reduzir os custos. O primeiro passo nesse sentido é corrigir problemas principalmente com a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e maquinário”.

Foram expostos ainda seminários do corregedor do DER, o advogado Rogério Cavalcanti, a respeito dos princípios de legalidade, eficiência e publicidade do serviço público; do gerente de Logística, Odair José, sobre normas e procedimentos a serem adotados na área; da coordenadoria de Suprimento de Fundo, entre outros setores do Departamento. Houve ainda a exposição de cada gerência de Usina e Residência Regional do DER da situação em que se encontra cada unidade.

Residente regional eng. Carlos Morais encerrando a reunião técnica do DER

Destacou-se a fala do residente regional em Pimenta Bueno, Tiago Fajardo, que com esta nova perspectiva de uma gestão voltada para a máxima eficiência existe a possibilidade de estabelecer parcerias com o Sebrae voltadas ao aperfeiçoamento profissional e melhoria nas práticas de gestão dentro do órgão.

Por fim, o residente do DER em Ji-Paraná, engenheiro Carlos Morais, agradeceu a presença de todos e colocou à disposição um manual técnico elaborado em seu curso de mestrado para auxiliar no trabalho das unidades.

Atualmente o Governo de Rondônia, por meio do DER, tem sob sua responsabilidade direta com recuperação, manutenção e melhoria mais de 1400 quilômetros de rodovias asfaltadas e quase 3500 quilômetros de estradas não pavimentadas, que ficam a cargo de 14 Residências Regionais e quatro Usinas de Asfalto distribuídas entre a capital e o interior.

Texto: Luiz Augusto Rocha
Fotos: Luiz Augusto Rocha