20/05/2024

AVANÇOS

DER já realizou 70% do enrocamento para finalizar obra da ponte sobre o rio Jamari

30 de março de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Obra de construção das cabeceiras na ponte sobre o rio Jamari já recebeu oito metros cúbicos de rocha

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), trabalha para fazer bom uso dos recursos públicos, inclusive os que foram investidos no passado, mas ainda não chegaram a beneficiar à população. Como exemplo, a finalização da obra da ponte de concreto sobre o rio Jamari, localizada na BR 421.

De acordo com a Coordenadoria de Projetos e Orçamento de Obras (CPPOO), a base da ponte foi realizada por uma construtora e o contrato no valor de quase R$ 5 milhões, assinado no ano de 2017, não previa a execução das cabeceiras no projeto. Assim, a nova ponte teve sua estrutura concluída pela empresa em novembro de 2018, mas os usuários continuam trafegando pela antiga ponte de ferro, que gera diversos transtornos por ser pista de mão única.

No último sábado (27), o diretor-geral do DER, Elias Rezende, que tem visitado constantemente os avanços da obra no local, destacou que servidores do Departamento seguem a todo vapor para realizar a elevação do aterro e construção das cabeceiras. “Por meio de uma força-tarefa entre as Regionais, disponibilizamos os recursos necessários para cumprir as determinações do governador, coronel Marcos Rocha. Os trabalhos foram iniciados em 21 de janeiro deste ano e já avançaram significativamente. A nova ponte sobre o rio Jamari terá pista de mão dupla, em uma extensão de 140 metros por 10 metros de largura, para que a população possa trafegar com segurança e qualidade”, destaca o gestor da pasta.

Segundo o técnico de laboratório e responsável em acompanhar a obra, Diego Alves da Silva, a primeira cabeceira já foi elevada em seis metros de aterro, deixando a cota de um metros restante de acordo com as normativas da ABNT. “O lado maior do aterro já foi elevado em três metros estabilizando toda a plataforma e o solo mole. Com a intensidade das chuvas os trabalhos ganham facilidade nesta etapa. Assim, 70% do enrocamento (estrutura constituída de pedras) foi executado, ou seja, a obra já recebeu oito metros cúbicos de rocha”, detalha o servidor do DER.

Ele também informa que, para garantir celeridade na execução, a equipe do DER, na ponte sobre o rio Jamari, conta com cinco motoristas de caminhões pesados e quatro operadores de máquinas pesadas. Os equipamentos empregados na obra incluem cinco caminhões basculantes, três escavadeiras e uma pá carregadeira.

Texto: Gabriela Mourão
Fotos: Valdecy Santos