TAPA-BURACOS

DER inicia manutenção da RO-383 entre Alta Floresta d’Oeste e Santa Luzia d’Oeste

30 de março de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Os serviços de remendos superficiais estão sendo realizados após as intensas chuvas do inverno amazônico

A equipe da 4ª Usina de asfalto de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (Cbuq), do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), de Rolim de Moura, iniciou na segunda-feira (28), os serviços de manutenção e recuperação na pavimentação asfáltica da rodovia 383 (RO-383), entre os municípios de Alta Floresta d’Oeste e Santa Luzia d’Oeste.

Serviços são realizados pela equipe da 4ª Usina de asfalto do DER

Segundo o gerente da Usina de Asfalto, Thiago Moreira, os serviços de remendos superficiais (tapa-buracos), estão sendo realizados após as intensas chuvas do inverno amazônico ocasionarem novas aberturas de buracos. “A equipe trabalha para remover as patologias (buracos e borrachudos) que se formaram na via”, comentou Moreira.

Para o engenheiro civil do DER, Marcelo Wunch, proporcionar melhores condições de trafegabilidade nas rodovias pavimentadas estaduais e garantir a segurança de condutores e pedestres é o principal objetivo da manutenção. “Buraco na pista é sinônimo de prejuízo e acidente. A equipe da 4ª Usina do DER, intensificou os trabalhos de manutenção para assegurar o direito de ir e vir do cidadão. Os serviços consistem na fresagem do pavimento, remoção dos pontos deteriorados, limpeza do local para aplicação da emulsão asfáltica tipo RR e do Cbuq”, pontuou Wunch.

Para o morador Valdomiro, o DER está de parabéns pelas manutenções constantes que vem executando na rodovia

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, informou que as equipes das seis usinas de asfalto do DER, trabalham diuturnamente a fim de minimizar os transtornos causados pelo período chuvoso, executando os serviços dentro dos padrões de qualidade exigidos para que as rodovias estaduais permaneçam em bom estado de conservação. “A rodovia possui diversos trechos danificados, devido às chuvas, acima da média, ocorridas nos últimos meses. Por isso as equipes trabalham na manutenção e recuperação das rodovias com o intuito de prezar pela segurança de condutores que utilizam as vias”, explicou Rezende.

De acordo com morador Valdomiro Dias, a rodovia 383 é uma rota muito utilizada por caminhões e carretas de carga transportando a produção agrícola e pecuária. “Essa manutenção é importante para quem utiliza a rodovia para escoar a produção e também para quem utiliza diariamente. O DER está de parabéns pelas manutenções constantes que vem executando. Nunca tinha visto um trabalho de qualidade como estou vendo agora”, finalizou Dias.

Texto: Ricardo Barros
Fotos: Ricardo Barros