17/06/2024

DER inicia a segunda etapa de recuperação das estradas na região de Machadinho

15 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Na Linha 2 de Novembro o DER está rebaixando três morros elevados

A Residência Regional do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), em Machadinho, realizou neste ano, após o período de chuvas, o patrolamento de 100% das estradas estaduais sob sua responsabilidade, além de fazer parte do encascalhamento das rodovias.

Na última semana, a Regional iniciou a segunda etapa da recuperação, agora incluindo a abertura lateral, a eliminação de curvas perigosas, cortes de morros elevados e a continuidade do encascalhamento.

“Traçamos nosso plano de recuperação das estradas, visando primeiro o patrolamento com encascalhamento dos pontos críticos. Agora, estamos retornando em todas as estradas com o segundo patrolamento, concluindo o encascalhamento e fazendo cortes de morros, eliminando curvas perigosos e recuperando as pontes de madeira”, detalhou o residente regional Rinaldo Pires, o Ronaldinho.

A RO-205 (Linha MC-7), de Machadinho a Cujubim, é uma das estradas que recebe o segundo patrolamento. No primeiro trabalho realizado neste ano na rodovia o DER fez o encascalhamento nos 27 morros existentes na estrada, que tem uma das maiores produções de arroz e soja de Rondônia. Em cinco propriedades ao longo da rodovia são produzidas mais de 250 sacas de grãos por ano.

O caminhoneiro Roni  relata as dificuldades para subir os morros na  Linha 2 de Novembro.

O caminhoneiro Roni relata ao residente Ronaldinho as dificuldades para subir os morros na Linha 2 de Novembro.

Outra frente de serviço do DER está na RO-133 (Linha 2 de Novembro), de Machadinho ao distrito de Tabajara, com 95 km de extensão. Neste trecho são recuperadas 10 pontes de madeira e executado o rebaixamento de três morros elevados.

O caminhoneiro Mario Roney, o Roni, 39 anos, conhece como poucos a Linha 2 de Novembro. Há 20 anos ele puxa madeira pela mesma estrada. Roni afirma que a estrada melhorou. “Nunca me envolvi em acidentes, mas presenciei amigos meus deslizando com os caminhões morro abaixo. Tanto aqui quanto na RO-205 (Linha MA-28) de Machadinho até a divisa do Mato Grosso, as melhoras são visíveis”, declarou.

Neste ano a Linha MA-28 já recebeu patrolamento em seus 95 km até o distrito do Guatá, no Mato Grosso, com 50% de encascalhamento. Uma ponte velha de madeira foi substituída por bueiro armico e outras quatro pontes de madeira recuperadas.

Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Nilson Nascimento