04/07/2024

INFRAESTRUTURA

DER garante segurança e trafegabilidade das rodovias estaduais no Vale do Guaporé

13 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Ações fazem parte de um planejamento técnico para garantir a trafegabilidade das rodovias

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento de Estradas de Rodagens e Transportes – DER, vem trabalhando na melhoria da infraestrutura viária do Vale do Guaporé, importante região histórica, turística e com forte atuação no setor agropecuário. A 16ª Residência Regional do DER neste primeiro semestre de 2023 executou serviços de recuperação de rodovias primárias nos municípios de Seringueiras, São Francisco do Guaporé e Costa Marques, pertencentes à região.

Segundo o residente Pablo Cândido, não só as rodovias que interconectam os municípios do Vale do Guaporé, bem como as vias dentro das comunidades de remanescentes quilombolas são atendidas pelo Estado. “Recentemente, fizemos a limpeza da pista de pouso e decolagem na Comunidade de Pedras Negras e da Estrada do Castanhal, também na comunidade”, disse.

O Governo de Rondônia atuando nas rodovias do Vale do Guaporé

Neste primeiro semestre, o DER já executou a manutenção completa da RO-377, que liga a cidade de São Francisco do Guaporé ao distrito de Porto Murtinho, fazendo a recomposição de plataforma (patrolamento), recomposição de revestimento primário (encascalhamento), limpeza lateral, abertura de saídas d’água e sinalização, em uma extensão de 30,6 km.

“O mesmo padrão de trabalho foi implementado nas rodovias RO-478, que liga Costa Marques ao Real Forte Príncipe da Beira; na Linha 95, em São Francisco do Guaporé; e nas Linhas 12 e 14, em Seringueiras”, explicou o residente regional do DER.

O diretor-geral do DER, Éder André Fernandes, enfatiza que as ações fazem parte de um planejamento técnico anual de trabalho para garantir a trafegabilidade das rodovias, que são essenciais para o escoamento da produção agrícola e pecuária. “As equipes do DER estão trabalhando incansavelmente para eliminar pontos críticos, recuperar, manter e melhoras as rodovias, garantindo segurança e plena trafegabilidade”, finaliza.

Texto: Luiz Augusto Rocha
Fotos: Pablo Cândido