TRAFEGABILIDADE

DER finaliza melhorias ao longo da Linha 47/5 entre Alta Floresta d’Oeste e distrito de Nova Gease

21 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Melhorias garantem trafegabilidade segura

A equipe da 5ª Residência Regional do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes de Rondônia – DER finalizou, na sexta-feira (18), os serviços e melhorias na rodovia – 383, popularmente conhecida como Linha 47/5, que liga Alta Floresta d’Oeste ao distrito de Nova Gease.

O chefe da 5ª Regional do DER, Nilson Oliveira enfatizou que, os serviços consistiram na remoção de curvas perigosas, instalação de manilhas, rebaixamento de morros, proporcionando maior visibilidade e segurança para o tráfego, reconformação da plataforma (patrolamento), encascalhamento, levantamento do greide da pista, limpeza lateral, construção de saídas de água (drenagem) e desobstrução de bocas de bueiros. “Alguns trechos possuíam muitas pedras pontiagudas; levantamos o eixo da pista com terra e cobrimos depois com cascalho, sempre utilizando um rolo compactador pé de carneiro, para fixar bem o material na via”, explicou Nilson Oliveira.

Segundo o diretor-geral do DER, Eder Fernandes, as intervenções na RO-383 atenderam à reivindicação dos moradores. “A RO-383, também conhecida como Linha 47/5 é utilizada diariamente pelas famílias que pescam nos rios e lagos da região. Além disso, é uma rota importante para o escoamento da produção, o acesso às aldeias indígenas e a quatro usinas hidrelétricas”, disse.

Para o morador Antônio Alves da Luz, o serviço realizado na Linha 47/5 pelo Governo de Rondônia é necessário,  “uma vez que boas estradas favorecem do pequeno produtor à dona de casa que precisa se deslocar até a cidade”, finalizou.

Texto: Ricardo Barros
Fotos: Ricardo Barros

Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Serviço, Sociedade, Transporte