Governo de Rondônia
17/07/2024

PARCERIA

DER confirma parceria do governo com os municípios para 2016 em reunião com o presidente da Arom

04 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

PRESIDENTE AROM - PREF MACHADINHO  (7)

Presidente da Arom, Marinho da Caerd, busca apoio do diretor do DER, Ezequiel Neiva, aos municípios

Preocupado com a recessão econômica que também tem afetado as contas públicas, o presidente da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), Mário Alves, o Marinho da Caerd, prefeito de Machadinho do Oeste, recorreu ao governo estadual em busca de apoio e parcerias para os municípios em 2016. Marinho considera que o governo tem sido o alicerce das prefeituras e quer assegurar os repasses que a administração estadual faz aos municípios e firmar parcerias para o próximo ano.

Esse foi o tom da conversa que o presidente da Arom manteve com o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Ezequiel Neiva, que disse que a postura do governador Confúcio Moura de ajudar os municípios será mantida, dentro das prioridades que são estabelecidas pelo chefe do Executivo estadual.

Quanto ao repasse do convênio do Fundo para Infraestrutura de Transportes e Habitação (Fitha), Ezequiel destacou que o DER cumprirá o repasse de 25% da arrecadação, aumentando o repasse para as prefeituras recuperarem as linhas vicinais, comprarem máquinas, equipamentos, peças, combustível e até investir em habitação.

O diretor explicou que neste ano o repasse foi de R$ 27 milhões para as 52 prefeituras, representando 19% da arrecadação do Fundo de Infraestrutura de Transportes e Habitação (Fitha). “A Arom pleiteou junto ao governador Confúcio que fosse estabelecido o percentual de 25% do repasse, o que foi aceito pelo governo”, acrescentou.

Ao falar da importância do Fitha, Ezequiel citou que em 2015 as prefeituras recuperaram quase 4.500 quilômetros de linhas vicinais, garantindo boas estradas aos produtores rurais. E afirmou que todos os esforços serão mantidos para que o governo estadual possa prosseguir com o plano de atender aos municípios com maior déficit na infraestrutura urbana.

Ezequiel Neiva garantiu conclusão de obras ao prefeito de Santa Luzia, Jurandir de Oliveira, que presidirá a Arom de 2016 a 2018

Ezequiel Neiva garantiu conclusão de obras ao prefeito de Santa Luzia, Jurandir de Oliveira, que presidirá a Arom de 2016 a 2018

Machadinho do Oeste, conforme Marinho, é um exemplo do apoio do governo. “Do DER recebemos 20 quilômetros de asfalto urbano, operação tapa buraco, a reativação da Residência, construção da ponte de concreto (90 metros) no rio Machadinho e a pavimentação da RO-257, de Machadinho a Ariquemes, obra em andamento”, apontou.

O prefeito de Santa Luzia do Oeste, Jurandir de Oliveira, eleito na terça-feira para presidir a Arom no triênio 2016/2018,  também procurou o diretor do DER para tratar das ações que o governo executa no seu município, a exemplo de seis quilômetros de asfalto urbano. Por causa do momento econômico desfavorável, Jurandir temia pela paralisação da obra, mas recebeu a garantir de Ezequiel que os trabalhos serão concluídos.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Nilson Nascimento
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Infraestrutura, Obras


Compartilhe


Pular para o conteúdo