06/05/2024

INFRAESTRUTURA

DER avança nos serviços de reabilitação asfáltica da RO-492 entre o município de Parecis e RO-491

03 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O DER atualmente possui 15 residências regionais e seis usinas de asfalto

Os trabalhos de manutenção e recuperação dos 37 quilômetros da Rodovia-492, que liga o município de Parecis à RO-491 (Linha 45), seguem em ritmo acelerado pela equipe do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes – DER. De acordo com o gerente regional do DER na região da Zona da Mata, Thiago Moreira, os serviços de reabilitação asfáltica na RO-492 consistem no tratamento da base, removendo as irregularidades nos trechos identificados pela equipe técnica.

O gerente regional destaca que, “a equipe realiza o tratamento do local, reciclando a base e/ou fresando buracos e borrachudos, para aplicação da emulsão asfáltica e do Concreto Betuminoso Usinado a Quente – CBUQ”, explicou.

Base do pavimento está sendo tratada em trechos específicos

Para o diretor-geral do DER, Eder André Fernandes, a ação visa restabelecer a trafegabilidade da via. “Essa é uma rodovia que possui um grande fluxo de veículos pesados. Por ela, passam diariamente o transporte de calcário, gados e grãos. Estamos trabalhando, seguindo o cronograma anual de manutenção das rodovias”, comentou.

O pecuarista Ronaldo da Silva enfatizou que, o trabalho está sendo executado com qualidade. “Os locais que estão sendo recuperados estão ficando novos. Agora sim, podemos trafegar com mais rapidez e sem risco de prejuízos ou acidentes”, finalizou.

O DER atualmente possui 15 residências regionais e seis usinas de asfalto, sendo responsável por mais de 6 mil quilômetros de rodovias, sendo 4,5 mil quilômetros de rodovias pavimentadas e mais de 1,5 mil quilômetros de rodovias primárias (não pavimentadas).

Texto: Ricardo Barros
Fotos: Ricardo Barros