COMPROMISSO

Declarações de rebanhos à Idaron passam dos 76% e a regional de São Francisco deve ser a primeira a finalizar o processo

26 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Declaração de rebanhos é uma das principais exigências da OMSA, para certificação internacional

O número de declarações de rebanhos feitos à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia – Idaron já ultrapassou os 76%, das mais de 136 mil que devem ser registradas nesta etapa da campanha. Faltando menos de cinco dias para o final do prazo, a expectativa é que o produtor aproveite o fim de semana para declarar pela internet, no site www.idaron.ro.gov.br; evitando assim, a correria e possível sobrecarga no sistema da Agência. A regional de São Francisco, conta com 80% das declarações finalizadas, e deve ser a primeira a concluir o processo; ao que tudo indica, antes do dia 31, quando finaliza o prazo das declarações.

ADESÃO

As três regionais que têm registrado maior engajamento dos produtores são as de São Francisco, Jaru e Ariquemes. A regional de Porto Velho, proporcionalmente, é a que apresenta o menor número de declarações. “Esperamos que esse quadro mude, visto que faltam poucos dias para o fim do mês de maio, quando finda o prazo das declarações. Ou seja, o produtor rural que ainda não declarou os rebanhos à Agência Idaron, tem até quarta-feira (31), para fazê-lo”, alertou o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.

Em relação aos municípios e distritos com registros de mais de 85% dos rebanhos declarados, destaque para Cujubim, Rio Branco, Bom Jesus, Machadinho d’Oeste, Quinto Bec, Nova Londrina, São Domingos, São Miguel do Guaporé, Boa Vista do Pacarana, Ministro Andreazza, São Felipe, Colorado do Oeste. “Como o número de declarações feitas pela internet, no site da Idaron, têm aumentado, chegando a mais de 30%, a expectativa é que nos próximos dias, a campanha ganhe adesão total e que 100% dos produtores rurais façam a declaração”, destacou Julio Peres.

O governador do Estado, Marcos Rocha, convoca o produtor rural a declarar os rebanhos o quanto antes. “A declaração de rebanhos é uma das exigências da Organização Mundial da Saúde Animal para a manutenção do status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação. Todo produtor sabe da importância dessa responsabilidade. Não adianta o Governo fazer investimento vultosos no apoio ao agronegócio se o homem do campo não cumprir seu papel para a manutenção do status sanitário conquistado a duras penas. Vamos sim, fechar essa campanha com 100% das declarações, antes da quarta-feira”, salientou.

DECLARAÇÃO ONLINE

Para declarar online o produtor rural vai usar a mesma senha que utiliza para emitir a ‘e-GTA’ – Guia de Trânsito Animal Online. Quem ainda não efetivou login e senha para acesso ao sistema da Idaron, basta entrar no site pelo computador ou celular, e cadastrar a senha. A declaração de rebanhos é obrigatória aos criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos (animais suscetíveis à febre aftosa). Equídeos, aves e outras culturas também devem ser declarados.

Texto: Toni Francis
Fotos: Herbert Weil (Idaron) e Daiane Mendonça