Governo de Rondônia
Monday, 27 de September de 2021

MUDANÇA

Coronel Lioberto Caetano foi empossado nesta sexta-feira secretário de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia

04 de novembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Ao representar o governador Confúcio Moura, o secretário chefe da Casa Civil, Emerson Castro, empossou oficialmente na manhã desta sexta-feira (4) o novo secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, coronel Lioberto Caetano, nomeado na última terça-feira (1) pelo governador Confúcio Moura. O ato de posse ocorreu no auditório da Sesdec, em Porto Velho, com a presença de representantes de várias secretarias e superintendência que compõem o governo.

O novo secretário de Segurança Pública do estado, cel Lioberto Caetano é o primeiro bombeiro militar a assumir esta pasta em todo o País

O novo secretário de Segurança Pública do estado, cel Lioberto Caetano é o primeiro bombeiro militar a assumir esta pasta em todo o País

O secretário recém-empossado, segundo Emerson Castro, passa a ser o primeiro bombeiro militar a assumir uma secretaria de segurança pública em todo o País. O adjunto é o delegado Luiz Alberto de Mattos.

Caetano tem como missão ampliar  os serviços de segurança pública oferecidos à população. Para isso, ele pretende contar com técnicos da área de segurança para fazer um diagnóstico do setor e identificar ações que precisam ser melhoradas. Ele fez questão de registrar o bom trabalho realizado pelo secretário Antônio Carlos dos Reis, e disse que vai dar continuidade às boas medidas implantadas pelo ex-secretário, ampliando aquilo que for necessário.

O delegado Antonio Carlos dos Reis, que deixou o cargo, se disse satisfeito com o trabalho desenvolvido à frente da pasta. “Meu sentimento é de dever cumprido, embora não tenha executado tudo que foi planejado por mim. Porém, convicto de que em conjunto com a equipe buscamos o melhor”, disse, desejando sucesso ao novo secretário e pedindo à equipe que trabalhe muito com o coronel Caetano.

Para o secretário chefe da Casa Civil, é necessário pensar segurança pública não somente enquanto um trabalho de polícia. Ele propôs um pacto entre todas as secretarias, especialmente de áreas afins, que trabalhem unidas com a Sesdec, e citou alguns exemplos: a Sepoad (que recupera dependentes químicos), Seas (Assistência Social) e a Seduc (Educação).

“O verdadeiro combate à violência que o governo de Confúcio Moura propõe, passa por promover uma boa educação, desde o jardim de infância, passando pelos ensinos fundamental, médio e profissionalizante. Caso contrário, o trabalho de polícia fica sobrecarregado. Essa é a proposta do governo, e tenho certeza que a união de esforços de todos pode modificar o conceito de segurança”.

O coronel Lioberto Ubirajara Caetano é natural de Santa Maria (RS), integra o Corpo de Bombeiros de Rondônia desde 1992, após ter feito opção e deixado a Polícia Militar, tendo sido comandante-geral daquela corporação e presidente do Conselho Nacional dos Comandantes de Bombeiros (Ligabom). Foi coordenador estadual da Defesa Civil, com atuação elogiosa na Operação Enchente (rio Madeira, 2014) e ex-diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER).

 

 

 

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valdir Alves
Fotos: Márcia Martins
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Rondônia, Segurança


Compartilhe