19/05/2024

PADRONIZAÇÃO

Coordenadoria de Operações e Fiscalização do DER promove reunião de alinhamento e padronização de ações em Ji-Paraná

03 de maio de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Remanejo, manutenção e conservação de equipamento, técnicas de execução, alimentação dos servidores que atuam nas frentes de trabalho e planos de execução foram alguns dos assuntos debatidos

Com aproximadamente 50 frentes de serviço em andamento, o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), trabalha para garantir segurança na trafegabilidade das rodovias primárias que encontram-se sob responsabilidade da Coordenadoria de Operações e Fiscalização (COF) que promoveu, na sede da 8ª Residência Regional do DER em Ji-Paraná, uma reunião de alinhamento e padronização de ações com as 14 Residências Regionais do DER para construção do projeto Integração.

Realizado na última sexta-feira (30), o diretor-geral do DER, Elias Rezende, fez a abertura do ato e, na oportunidade, destacou a importância do empenho de todos para garantir excelentes resultados nas obras de manutenção de estradas e pontes, como também, a união entre as equipes das Regionais que encontram-se nos seguintes municípios: Colorado d’Oeste; Ariquemes, Ouro Preto, Cacoal, Rolim de Moura, Machadinho d’Oeste, Alvorada d’Oeste, Ji-Paraná, Vilhena, Pimenta Bueno, Jaru, Porto Velho, Buritis e São Francisco do Guaporé.

De acordo com o diretor-geral do DER, as Residências Regionais são responsáveis por quase 5 mil quilômetros de rodovias primárias (sem asfalto), sendo aproximadamente 1.600 quilômetros de estradas pavimentadas, que estão sob responsabilidade das 4 Usinas de Asfalto, sob o comando da Coordenadoria de Usinas de Asfalto (Cousa), totalizando 6.600 quilômetros sob responsabilidade do Governo do Estado. Além disso, o Departamento realiza trabalhos em linhas vicinais para apoiar as prefeituras municipais que necessitam dos trabalhos das Regionais.

Na abertura da reunião, o diretor destacou a importância do empenho, dedicação e união de todos. “Precisamos nos unir e padronizar as ações para que os trabalhos sejam executados com qualidade e técnica nos quatro cantos do Estado, fazendo bom uso dos recursos públicos e assim, garantirmos resultados duráveis. O governador quer que os usuários das estradas trafeguem com segurança e, a produção rural e agrícola que alavanca a economia do nosso Estado continue crescendo”, informa.

O coordenador do COF, Adeilson da Silva destaca que, grande parte dos trabalhos executados pelas frentes de serviço formadas por servidores e máquinas das Residências Regionais incluem: preparação da base, instalação de bueiros metálicos corrugados, manutenção de pontes de madeira, patrolamento, encascalhamento, elevação do greide, limpeza lateral, suavização de curvas e cortes de morros, dentre outros trabalhos que buscam segurança e qualidade nas estradas não pavimentadas.

O assessor técnico do COF, Marcelo Silva Santos, destaca que o encontro também serviu de base para construção do projeto Integração de Padronização de Ações, voltado para a união entre as equipes nas forças-tarefas para manutenção de estradas que encontram-se em condições críticas de trafegabilidade.

Remanejo, manutenção e conservação de equipamento, técnicas de execução, alimentação dos servidores que atuam nas frentes de trabalho e planos de execução, foram alguns dos inúmeros assuntos debatidos.

Texto: Gabriela Mourão
Fotos: Valdecy Santos