17/07/2024

ABRIL VERDE

Contabilidade dos Regimes Próprios de Previdência Social é discutida nos 32 anos do Iperon

26 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Rondônia (Iperon) encerra nesta semana as atividades do Abril Verde, em comemoração aos 32 de sua criação. Nessa segunda-feira (25), o conselheiro substituto  do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Erivan Oliveira da Silva, fez uma extensa abordagem sobre a Contabilidade dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). No encontro, que aconteceu no  auditório  do Instituto, em Porto Velho, ele falou sobre a aplicação da contabilidade na previdência, transmitiu algumas instruções e esclareceu pontos obscuros na aplicação da legislação.

Erivan Oliveira, conselheiro substituto do TCE, falou sobre contabilidade dos RPPS aos servidores do Iperon

Para o conselheiro, o assunto sugerido pelo Iperon é de extrema relevância para quem trabalha no regime próprio, uma vez que há necessidade de  padronização dos lançamentos contábeis, visando à consolidação das contas. Segundo ele, o TCE tem buscado a especialização de seus profissionais no contexto dos RPPS em função da importância da matéria.

Rondônia tem 30 institutos de previdência, dos quais os maiores são o Iperon, responsável pela previdência dos servidores estaduais; e o pam, que cuida dos servidores do quadro da prefeitura da capital. Nesses dois  órgãos, o TCE e o Tribunal de Contas da União (TCU) estão realizando uma auditoria coordenada a fim de ter uma visão geral da adoção dos procedimentos legais na contabilidade de ambos. Os resultados farão parte  de um estudo dos RPPS de todo o País.

Para o contador do Iperon, Airton Mendes Veras, sempre é enriquecedor discutir assuntos pertinentes ao dia a dia do trabalho. “Percebemos que o Tribunal de Contas está preocupado com a previdência, e os técnicos estão sendo capacitados para cobrarem da previdência os resultados esperados”, frisou.

A programação do Abril Verde prossegue nesta terça-feira (26), com a palestra sobre Educação Financeira e Pessoal, com Bruce Barbosa Guerra, economista da Caixa Econômica Federal, das 10h às 12h.

Na quinta-feira (28), o Iperon receberá  Ramiro Vieira da Silva, mestre em administração, que falará sobre liderança; e na sexta-feira (29) o tema a ser abordado será Gestão por Competência, por Christian Ito, também mestre em administração.

Saiba mais:
Curso e palestras marcam primeira semana de programação do Abril Verde
Abril Verde lembra o 32º aniversário de criação do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia

Texto: Alice Thomaz
Fotos: Jeile Tavares