Governo de Rondônia
23/11/2024

ABRIL VERDE

Contabilidade dos Regimes Próprios de Previdência Social é discutida nos 32 anos do Iperon

26 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Rondônia (Iperon) encerra nesta semana as atividades do Abril Verde, em comemoração aos 32 de sua criação. Nessa segunda-feira (25), o conselheiro substituto  do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Erivan Oliveira da Silva, fez uma extensa abordagem sobre a Contabilidade dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). No encontro, que aconteceu no  auditório  do Instituto, em Porto Velho, ele falou sobre a aplicação da contabilidade na previdência, transmitiu algumas instruções e esclareceu pontos obscuros na aplicação da legislação.

Erivan Oliveira, conselheiro substituto do TCE, falou sobre contabilidade dos RPPS aos servidores do Iperon

Erivan Oliveira, conselheiro substituto do TCE, falou sobre contabilidade dos RPPS aos servidores do Iperon

Para o conselheiro, o assunto sugerido pelo Iperon é de extrema relevância para quem trabalha no regime próprio, uma vez que há necessidade de  padronização dos lançamentos contábeis, visando à consolidação das contas. Segundo ele, o TCE tem buscado a especialização de seus profissionais no contexto dos RPPS em função da importância da matéria.

Rondônia tem 30 institutos de previdência, dos quais os maiores são o Iperon, responsável pela previdência dos servidores estaduais; e o pam, que cuida dos servidores do quadro da prefeitura da capital. Nesses dois  órgãos, o TCE e o Tribunal de Contas da União (TCU) estão realizando uma auditoria coordenada a fim de ter uma visão geral da adoção dos procedimentos legais na contabilidade de ambos. Os resultados farão parte  de um estudo dos RPPS de todo o País.

Para o contador do Iperon, Airton Mendes Veras, sempre é enriquecedor discutir assuntos pertinentes ao dia a dia do trabalho. “Percebemos que o Tribunal de Contas está preocupado com a previdência, e os técnicos estão sendo capacitados para cobrarem da previdência os resultados esperados”, frisou.

A programação do Abril Verde prossegue nesta terça-feira (26), com a palestra sobre Educação Financeira e Pessoal, com Bruce Barbosa Guerra, economista da Caixa Econômica Federal, das 10h às 12h.

Na quinta-feira (28), o Iperon receberá  Ramiro Vieira da Silva, mestre em administração, que falará sobre liderança; e na sexta-feira (29) o tema a ser abordado será Gestão por Competência, por Christian Ito, também mestre em administração.

Saiba mais:
Curso e palestras marcam primeira semana de programação do Abril Verde
Abril Verde lembra o 32º aniversário de criação do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alice Thomaz
Fotos: Jeile Tavares
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Educação, Evento, Governo, Previdência, Rondônia, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo