01/05/2024

28 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

22_03_foto-11

Confúcio Moura em reunião referente à construção da Hidrelétrica de Tabajara

A concessão da hidrelétrica de Tabajara projetada para funcionar no Rio Machado foi discutida nessa terça-feira (22) pelo governador de Rondônia, Confúcio Moura, junto ao ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga.

Confúcio destacou a importância da hidrelétrica para o Estado e para o país e que constava não haver pendências no ministério. O ministro explicou que há uma pendência do projeto sendo analisada na Funai e no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os dois órgãos, segundo o governador, publicarão um termo de referência. A partir deste documento, o Ministério das Minas e Energia poderá arcar com os custos da obra.

O governador destacou que será enviada comitiva para fazer levantamentos da região e segundo ele não há aldeias na área da hidrelétrica. “Será mais um estudo histórico de pesquisa e posteriormente deve ser liberada a construção da hidrelétrica”, acrescentou.

A expectativa é que a obra gere 2,8 mil empregos diretos no pico da construção e mais 2 mil indiretos. O projeto foi aprovado em 2007 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e ao ser interligada ao SIN (Sistema Integrado Nacional) reforçará o sistema de transmissão de energia ao Sul do Brasil. O empreendimento prevê fornecer energia para 700 mil residência em Rondônia, o que representa 40% da demanda do Estado. O excedente vai para o Sul do Brasil.

Também estiveram presentes o senador Valdir Raupp (PMDB/RO) e o senador Edson Lobão (PMDB/MA), ex-ministro das Minas e Energia.

Texto: Alex Nunes
Fotos: Alex Nunes