09/08/2024

AMAZÔNIA LEGAL

Consórcio prioriza serviços de assistência técnica, extensão rural e sustentabilidade durante Fórum de Governadores da Amazônia

09 de agosto de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Consórcio destaca capilaridade e o potencial das entidades de assistência técnica e extensão rural nos estados da Amazônia Legal

Representantes da agricultura e agricultura familiar da Amazônia participaram da reunião da Câmara Setorial do segmento para discutir ações de fomento aos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na Amazônia Legal. O encontro se deu através da 28ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, e reúne nove estados que integram a Amazônia brasileira, ocorrido na quinta-feira (8), no Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho. Dentre os temas priorizados, destacam-se a solução para os problemas climáticos, o combate à fome e regularização fundiária e ambiental.

O Fórum de Governadores reuniu representantes do Executivo e da agricultura dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins para discutir temas como: governança fundiária; agricultura e economia verde; segurança pública; infraestrutura e transporte; meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Paralelamente ao encontro dos governadores, representantes do segmento de desenvolvimento da agricultura e agricultura familiar discutiram o panorama geral sobre os projetos de Ater que vem sendo elaborado pelos extensionistas da região, com foco sem segurança e soberania alimentar e recuperação das áreas degradas, uma das grandes preocupações na emissão de gás carbono na atmosfera.

O presidente da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), Luciano Brandão que abordou a necessidade de mobilização para a captação de recursos financeiros, capaz de potencializar o serviço essencial de Ater no meio rural.

Brandão, que também é diretor-presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), em Rondônia, salientou que, os estados aportam mais recursos para a extensão rural, do que o governo federal e que é preciso captar recursos para desenvolver as atividades que são extremamente necessárias para o país, atualmente. “Só na região Amazônia, aqui representada pelo consórcio, temos 772 municípios, dos quais 743 (96,24%) são assistidos pelos serviços de Ater e a Ater pública é a que mais atende”, afirmou.

SUSTENTABILIDADE

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, anfitrião do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, os estados amazônicos têm potencial produtivo, com uma agricultura crescente que investe em sustentabilidade. “Tanto Rondônia, como os outros estados da Amazônia têm produtos que vêm ganhando destaque, inclusive no mercado internacional, por isso precisamos nos fortalecer nesse segmento para juntos defendermos a valorização de nossos produtos”, enfatiza.

O encontro dos representantes da agricultura e agricultura familiar da Amazônia Legal exaltou ainda, os serviços de Ater, destacando a capilaridade e o potencial das entidades estaduais. “A rede pública de ater é a que tem maior capilaridade para fazer os serviços e temos uma grande força para o fomento das políticas públicas e contribuir com a mitigação dos problemas climáticos e da fome do país, principalmente quando há harmonia entre as secretarias de estado da agricultura e as ateres dos estados”, finaliza Brandão, enfatizando a necessidade de se criar uma rede para potencializar esses serviços essenciais.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Wania Ressutti
Fotos: Rayne Andrade

Agricultura, Agropecuária, Cidadania, Economia, Governo, Porto Velho, Rondônia, Sociedade