03/05/2024

GOVERNADORES

Consórcio Brasil Central é apresentado em audiência pública no Senado

12 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Governadores dos cinco estado e do Distrito Federal, que compõem o Consórcio, foram pedir apoio dos senadores ao Bloco

Oficialmente instaurado na terça-feira (10), em Brasília, o Consórcio Interestadual Brasil Central foi apresentado aos senadores um dia depois, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado.

Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, estados que compõem o Consórcio, estão na região que mais se desenvolveu nos últimos anos e também a que apresentou a maior redução da taxa de pobreza. Com aproximadamente 10% da população brasileira, o bloco de governadores responde hoje por 11,27% do Produto Interno Bruto (PIB).

O governador de Rondônia, Confúcio Moura, demonstrou, no entanto,  preocupação com relação aos municípios, e ponderou sobre a necessidade de incluí-los nas discussões do Consórcio. “É preciso dar suporte prioritário aos prefeitos e consolidar uma agenda de serviços com resultados práticos”, disse.

“A figura do consórcio surge nesse momento como uma luz no céu cinzento da política brasileira”, discorreu Confúcio.

Para ele, hoje, ao se abrir qualquer jornal, não se encontram notícias positivas, apenas o noticiário negativo ganha destaque. “Esse consórcio veio como um renascimento, uma espécie de ressurreição política dos governadores, que não são os maiores do Brasil, mas são dos estados produtores de alimentos”.

Confúcio Moura

Confúcio Moura disse que Bloco blinda estados contra crise

Confúcio Moura falou que o bloco de governadores não tem um formato separatista, mas quer demonstrar que não está satisfeito. O objetivo, segundo ele, é blindar os estados contra a onda de crise que não tem premissa nenhuma de findar num curto espaço de tempo.  “Nós não podemos ter medo de mudar as leis, não podemos ter medo, de maneira nenhuma, de reformar a Constituição em alguns pontos indispensáveis, como a reforma da Previdência”, afirmou.

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB) destacou os benefícios que poderão ser gerados para a região em virtude da união de interesses do bloco. “A ideia do consórcio é muito vantajosa aos estados que o integram, uma vez que reduz a competitividade entre nós, e nos torna capazes de competir com outros mercados”, concluiu Taques.

Texto: Zózimo Macedo
Fotos: Alex Nunes