Governo de Rondônia
19/04/2024

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Conselho de Administração da Emater aprova programa de ações para o ano 2023

16 de dezembro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

A meta para 2023 é ampliar o atendimento sem perder sua eficiência e eficácia no atendimento

A diretoria da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater Rondônia reuniu o Conselho de Administração na Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, para discutir as ações do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Proater, para o exercício de 2023. Aprovado por unanimidade, os serviços da Assistência Técnica e Extensão Rural – Ater apresentados devem chegar aos mais de 140 mil atendimentos. As ações deverão beneficiar cerca de 40 mil propriedades assistidas diretamente pela Autarquia

O Conselho de Administração da Emater/RO é um órgão colegiado presidido pelo titular da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, que tem à frente o secretário Luiz Paulo da Silva Batista. Também integram o Conselho, os titulares das pastas de Finanças – Sefin, de Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, e de Desenvolvimento Ambiental – Sedam, além do representante dos empregados eleito pela categoria. Ao colegiado, compete aprovar, orientar e controlar as ações administrativas da Autarquia.

O Proater é o programa que norteia as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ater, voltadas à agricultura familiar e foi levado para avaliação do Conselho de Administração pelo diretor-presidente da Emater/RO, José de Arimatéia da Silva, acompanhado de sua equipe. Antes de iniciar o processo de votação, o diretor técnico em exercício, Luciano Brandão fez a apresentação, informando aos conselheiros as perspectivas para o próximo ano.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Os serviços de assistência técnica e extensão rural são prestados às famílias rurais desde 1971

Os serviços de assistência técnica e extensão rural são prestados às famílias rurais desde 1971, com a finalidade de se organizar e desenvolver o setor econômico da agricultura familiar no Estado. Ao longo desses anos, a atuação do governo de Rondônia tem sido de extrema importância para essas famílias pudessem se estabelecer e produzir seu sustento e com as políticas públicas implementadas pelo atual governo, a agricultura familiar de Rondônia tem sido um dos fatores que mais consolidaram a economia local.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, esse investimento nos serviços de assistência técnica, é essencial para que a Emater/RO possa continuar assistindo aos produtores, visando a modernização e a tecnificação das atividades no campo. “O programa desenvolvido vem com o objetivo direcionado a prestar assistência técnica buscando incentivar o público a tornar suas propriedades econômicas de forma sustentável e tecnológica”, disse

A Emater Rondônia está fisicamente representada em 52 municípios e 22 distritos, totalizando 83 unidades operacionais ativas, o que a torna o órgão de maior capilaridade do Estado. Atualmente assiste diretamente em torno de 40 mil famílias e de forma estratificada, mais de 10 mil cadastradas para resultados, ou seja, as que atingem as metas estabelecidas pela Autarquia, que resulta em mais de 140 mil atendimentos.

Para o ano de 2023, a meta é ampliar o atendimento em 5%, sem perder sua eficiência e eficácia no atendimento dos serviços da Ater, que assiste cerca de 40% das propriedades de agricultura familiar existentes no Estado. “Mas nós podemos aumentar nossa capacidade de atendimento, se aumentarmos o número de técnicos de campo. Hoje temos alguns escritórios, que estão com quadros reduzidos, necessitando de reestruturação de mão de obra”, disse o presidente da Emater/RO, José de Arimatéia.

Por fim, passou-se aos pronunciamentos e votação do conselho que aprovou por unanimidade o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural para o próximo exercício, com elogios à transparência e ao detalhamento das metas apresentadas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Governo


Compartilhe


Pular para o conteúdo