SEGURANÇA PÚBLICA

Comissão pede plano para combater crimes na região da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

24 de julho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Para traçar estratégias integradas de combate à criminalidade na região da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, representantes do sistema de segurança pública de Rondônia e de entidades da sociedade civil se reuniram nesta sexta feira (24), em Porto Velho.

O encontro aconteceu na Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), onde o secretário Antônio Carlos dos Reis recebeu a comissão da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, moradores da Vila Ferroviária, Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros do Estado de Rondônia e representante da Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

Durante a reunião, o secretário Antônio Carlos dos Reis falou da dificuldade que a polícia tem para realizar o policiamento ostensivo no local, em razão do espaço não possuir iluminação adequada, e ainda existe uma desorganização dos vendedores ambulantes de lanches, não havendo a delimitação dos espaços.

“A polícia sozinha não resolverá o problema da EFMM. É imprescindível a participação e a união de esforços com outros órgãos, bem como a participação efetiva do município na iluminação e reestruturação do espaço, reunindo então as  condições de se elaborar um planejamento específico”, salientou Reis.

Comissão da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré participou da reunião

Comissão da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro-Madeira Mamoré participou da reunião

O superintendente do Patrimônio da União (SPU) em Rondônia, Antônio Roberto dos Santos Ferreira, explicou que a área que compreende o complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é de responsabilidade do município, todavia alertou da necessidade do trabalho em conjunto com as demais instituições públicas. “O tombamento da estrada de ferro não resolveu a situação precária que ainda se encontra. Trouxe ainda mais exigências e custos”, disse o superintendente.

Os participantes do encontro decidiram promover uma reunião ampliada no mês de agosto com a presença de representantes da Sedam, Seas, Secel, Sema, PF, Iphan, SPU,  MPE, Sindsbor, Associação Madeira-Mamoré, Prefeitura de Porto Velho, Funcultural, Santo Antônio Energia e GGI.

Texto: Márcia Martins
Fotos: Arian Oliveira