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27/04/2024

TELEFONIA

Começa transferência da tecnologia VoIP nos órgãos públicos do estado

19 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

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Técnicos de vários órgãos do governo são treinados para disseminar a tecnologia

Começou na segunda-feira (16) e vai até esta quinta-feira (19), na Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), a primeira fase de transferência de tecnologia previsto no processo licitatório de aquisição de hardware (máquinas) e software (programas) para a implantação da telefonia VoIP nos órgãos da administração do governo de Rondônia. VoIP, ou Voz sobre Protocolo de Internet, é um método que consiste em transformar sinais de áudio analógicos, como os de uma chamada telefônica, em dados digitais que podem ser transmitidos através da internet ou de qualquer outra rede de computadores baseada em IP (Protocolo de Internet).

A empresa iVoz Telefonia Corporativa (vencedora da licitação) iniciou a capacitação de 20 técnicos de alto nível de vários órgãos do governo de Rondônia para serem os disseminadores da tecnologia que faz a telefonia VoIP operar. “Tomamos o cuidado de colocar cláusulas de transferência de tecnologia para o governo porque não queríamos um ‘elefante branco’ e, sim, um sistema que nós mesmos (funcionários do governo) pudéssemos operacionalizar. Não alugamos um sistema de telefonia, mas o compramos”, relata Elias Martins, gerente interino de Tecnologia da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

Os módulos desta primeira fase de treinamento são: conceitos técnicos de telefonia, topologia de redes de dados, cenário de implementação (com visitas in loco), manutenção e instalação de telefonia VoIP e manutenção avançada de estrutura de software e hardware.

A telefonia no governo de Rondônia hoje não é só voz. Em um smartphone, o telefone é apenas um dos serviços oferecidos. As mensagens de texto (e-mails e redes sociais) e as imagens (fotos e vídeos) são os mais procurados e desejados. Assim é também nos órgãos públicos do Poder Executivo de Rondônia. O quesito comunicação é levado muito a sério, pois é através da disseminação da informação que se administra e se toma decisões fundamentais para a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos rondonienses.

BAIXO CUSTO

E-mails, redes sociais, textos, planilhas e pesquisas, assim como imagens (documentos e exames, por exemplo) são largamente utilizados na administração pública, não só pela rapidez no envio e consulta, mas também pelo baixo custo e, principalmente, facilidade de manuseio. Governar sem informação eletrônica hoje é impensável.

Mas tudo isso tem um preço e bastante alto. Em vista disso surge uma tecnologia que resolve grande parte dos ‘gargalos’ eletrônicos, o Voice over Internet Protocol (VoIP), que em tradução livre significa Telefonia de voz sobre Protocolo de Internet, que é a telefonia que roda sobre a rede de dados do governo.

Desde meados de 2013, a Detic iniciou a instalação dos terminais VoIP em todos os órgãos da administração, tendo hoje cerca de 2.300 em funcionamento e falando entre si. O segundo passo, já em execução, é a integração do sistema VoIP com as telefonias convencionais (fixa e celular) em uso no governo, com a instalação dos Pabx, que foi concluída em 10 de dezembro último.

O engenheiro de telecomunicações e responsável pela integração, Fábio Folly, disse que com a interconexão entre as plataformas, os chips 3G e os links E1 (padrão de linha telefônica digital europeu usado no Brasil) das operadoras comerciais “a gente consegue fazer esses telefones, que só falam de VoIP para VoIP, se comunicarem com toda a telefonia convencional”.


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Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Fábio Folly - Detic
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Infraestrutura, Serviço, Tecnologia


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