08/08/2024

UNIÃO

Começa a 28ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Rondônia

08 de agosto de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Começou em Rondônia, a 28ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Na manhã desta quinta-feira (8), secretários estaduais e autoridades dos estados  da Amazônia Brasileira foram recepcionados pelo governador Marcos Rocha, que apresentou as potencialidades de Rondônia, defendeu a união dos estados coirmãos da região e desejou um bom evento a todos os presentes.

O Fórum de governadores é dividido em duas partes; na quinta-feira os trabalhos ficam a cargo dos secretários de estado, que estarão em câmaras setoriais debatendo pautas específicas, cujos resultados serão levados aos governadores, os quais se reúnem oficialmente na sexta-feira (9), estabelecem consenso em torno das pautas elencadas, que então compõem a pauta de trabalho do Consórcio da Amazônia Legal, órgão que representa os interesses dos estados como um todo.

A tônica da edição 2024 do Fórum gira em torno do fortalecimento da união dos estados na busca por benefícios regionais, de modo que todo o território da Amazônia seja beneficiado. O vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves, que participou da abertura, defendeu reivindicações de melhores condições relacionadas à economia verde, fortalecendo o processo de riqueza e geração de renda aos estados que mantêm florestas em pé. O governador Marcos Rocha destacou que, as pautas defendidas pelo consórcio são importantes porque aproxima os estados e projeta ao país, os potenciais da Amazônia.  “Nós temos muito o que contribuir com o desenvolvimento do Brasil. Nosso povo tem competência, a Amazônia é importante para o mundo e temos condições de representar o Brasil em diversos aspectos”, defendeu.

As câmaras setoriais desta edição do Fórum de governadores da Amazônia Legal são relacionadas aos temas de Governança fundiária; Agricultura e economia verde; Infraestrutura e transporte; Meio ambiente e desenvolvimento sustentável; Segurança Pública. Os trabalhos destas câmaras seguem até o final do dia desta quinta-feira, cujo término está previsto para o final da tarde.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Rômulo Azevedo
Fotos: Daiane Mendonça

Agricultura, Agropecuária, Comunicação, Cultura, Fórum, Governo, Governo Fez e Faz, Indígena, Indústria, Infraestrutura, Meio Ambiente, Obras, Polícia, Políticas Públicas, Porto Velho, Porto Velho