Governo de Rondônia
22/01/2025

RESSOCIALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO

Com recorde de aprovação no Encceja PLL em 2024, governo de RO fortalece a ressocialização por meio da educação

21 de janeiro de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

Rondônia registra crescimento expressivo no Encceja PPL, com 708 internos aprovados para o ensino fundamental e médio, em 2024

Com os avanços no processo de educação e reintegração social de reeducandos do sistema prisional de Rondônia, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja Nacional PPL) em 2024, bateu o recorde de inscritos e aprovados. Ao todo, 708 internos foram aprovados. Executado pelo governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Gerência de Reinserção Social (Geres) e Núcleo de Educação à Pessoa Privada de Liberdade (Nuedu), o Encceja PPL oferece uma chance aos reeducandos conquistarem diplomas do ensino fundamental e médio, com o objetivo de promover sua reintegração social por meio da educação.

O governador em exercício, Sérgio Gonçalves, enfatizou a relevância da educação no processo de reintegração, “O aumento no número de inscritos e aprovados no Encceja PPL demonstra a força de nosso sistema de reinserção social, que se baseia na educação como principal ferramenta à ressocialização.”

ENCCEJA PLL

De 2022 a 2024, o número de aprovados no Encceja PPL aumentou 155,60%, conforme Inep

Em 2024, 3.183 internos se inscreveram para o exame, com 708 aprovados, sendo 418 no ensino fundamental e 290 no ensino médio, um crescimento expressivo em relação ao número registrado em 2023, que contou com 510 aprovados, e 2022, com 277. Essa expressiva evolução reflete os investimentos em educação dentro do sistema penitenciário e a ampliação do acesso à certificação de competências, dando novas oportunidades a pessoas privadas de liberdade.

O resultado se encontra no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação das provas, e está disponível na página do participante.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, enfatizou acerca da função da secretaria na implementação de programas de educação no sistema penitenciário. “Os números de 2024 refletem o trabalho que estamos desenvolvendo, o qual demonstra a eficácia das políticas públicas de reintegração social. A educação é uma ferramenta poderosa, que proporciona aos reeducandos não apenas uma nova chance, mas também mais confiança e condições de transformar suas vidas e contribuir de maneira positiva à sociedade.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria Sejus
Fotos: Larysse Rodrigues e Fran Carlos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Cidadania, Comunicação, Direitos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Municípios, Políticas Públicas, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo