Governo de Rondônia
21/02/2025

REINTEGRAÇÃO SOCIAL

Com mão de obra reeducanda, mutirão de limpeza é realizado nos teatros Palácio das Artes e Guaporé

20 de fevereiro de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

A ação visa a preservação do patrimônio público do estado, e preparar os espaços culturais para a apresentação do espetáculo, que ocorrerá durante o ano de 2025

Com o objetivo de garantir a conservação e preservação, o governo de Rondônia realizou no dia 14 de fevereiro, limpeza interna nos espaços culturais, Teatro Palácio das Artes e Teatro Guaporé, em Porto Velho, e contou com a colaboração de 10 reeducandos do espetáculo “Bizarrus”. A ação visa a preservação do patrimônio público do estado, e preparar os espaços culturais para a apresentação do espetáculo, que ocorrerá durante o ano de 2025.

Realizada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), a atividade de limpeza teve como objetivo garantir a conservação e preservação dos locais históricos, ao mesmo tempo em que promovia reintegração dos reeducandos. Conforme a Lei de Execução Penal, os reeducandos envolvidos na ação têm o direito de abater um dia de pena a cada três dias de trabalhos realizados.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da iniciativa, destacando a relevância, tanto da preservação do patrimônio cultural quanto do processo de reintegração social dos privados de liberdade. “Por meio da cultura e do trabalho, é possível criar novas oportunidades de reabilitação, além de proporcionar aos cidadãos, a chance de conhecer e apoiar as ações de ressocialização.”

O projeto “Reabilitando através da arte” foi iniciado em setembro de 1997

BIZARRUS

O espetáculo “Bizarrus”, que faz parte do programa de reintegração dos reeducandos, é uma peça teatral realizada em parceria entre a Sejus, o Pode Judiciário do Estado de Rondônia (TJRO), Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) e Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda), com o objetivo de promover a ressocialização por meio de práticas artísticas.

Segundo o secretário da Sejus, Marcus Rito, a ação exemplifica a importância de programas que aliam cultura, trabalho e educação na recuperação e reintegração de indivíduos ao convívio social.

 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Beatriz Ribeiro
Fotos: Gabriel Benito e Beatriz Ribeiro
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Cidadania, Comunicação, Direitos, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Justiça, Políticas Públicas, Porto Velho, Rondônia, Segurança, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo