22/06/2024

Vidas

Colaboradores do Hospital de Câncer de Barretos fazem campanha de doação de sangue

04 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

3-Enf. Larissa doando sangue na campanha do hospital

Enfermeira Larissa doando sangue na campanha do hospita

O Hemocentro de Porto Velho recebeu dezenas de colaboradores do Hospital de Câncer de Barretos (HCB), no último sábado (01), para doação de sangue. A campanha promovida pela instituição hospitalar mobilizou funcionários e acompanhantes dos pacientes para doação de sangue na Fhemeron.

A campanha do Hospital de Câncer de Barretos intitulado por ‘Doadores do Amor’ enfatiza o papel fundamental dos familiares dos pacientes na manutenção do estoque de sangue da Fundação Hemeron, orientando os acompanhantes para procurar o hemocentro. Essa mobilização por parte dos funcionários pretende ser realizada pelo menos três vezes ao ano.

A enfermeira do Hospital de Câncer Larissa Cavalcante Venâncio, conhece bem a realidade do tratamento de pacientes que lutam contra o câncer, veio doar sangue no dia da campanha. Ela explicou que alguns casos de pessoas que estejam recebendo quimioterapia, outras que estão com anemia causada pelo tumor, entre outras causas, podem levar um paciente da oncologia necessitar de transfusão sanguínea. Além desses casos, é importante ressaltar a necessidade de reserva de sangue para os pacientes que possuem cirurgias agendadas.

Conforme os dados relatados pela gerente de enfermagem Rayana Brandão, o HCB da capital rondoniense realiza atualmente em torno de 120 cirurgias por mês.  Ela explica que em média 80% dos casos de pacientes que realizam procedimento cirúrgico não necessitam receber transfusão sanguínea, mas a reserva de sangue precisa estar disponível na Agência Transfusional da Fhemeron, caso seja solicitado pelo médico.   Para as pessoas que necessitam de transfusão sanguínea, não há nada que substitua o sangue; e caso falte sangue, as cirurgias podem ser, inclusive, canceladas.

Em frente ao Hospital de Câncer de Barretos-Unidade de Porto Velho que realiza em média 100 atendimentos ambulatoriais por dia; e 120 cirurgias por mês.

Além do Hospital de Câncer de Barretos – Unidade de Porto Velho, a Fhemeron é responsável em atender a demanda transfusional de toda a rede de hospitais públicos, particulares e filantrópicos do Estado. O Hemocentro de Porto Velho fica ao lado do Hospital de Base. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, e aos sábados normalmente das 8h às 12h.

Além da capital, a Fhemeron abrange diversas Unidades Transfusionais no interior do Estado. Confira os endereços da Hemorrede e doe sangue no hemocentro mais próximo de você:

FHEMERON PORTO VELHO (Hemocentro Coordenador)

Rua Benedito de Souza Brito, s/nº, Setor Industrial

CEP 76.821-080. Porto Velho / Rondônia

Telefones 0800-642-5744; 3216-2234; Fax: (69) 3216-5485

UNIDADE DE COLETA E TRANSFUSÃO DE ARIQUEMES

RUA: Cassiterita Nº 3613 Centro

Ariquemes – RO CEP 76872-874

Telefone: (69) 3535-2659

UNIDADE DE COLETA E TRANSFUSÃO DE JI-PARANÁ

Rua Vilagran Cabrita Nº 1440 Centro

Ji-Paraná – RO CEP 76900-018

Telefone:(69) 3421-1615

UNIDADE DE COLETA E TRANSFUSÃO DE GUAJARÁ-MIRIM

AV: XV de Novembro Nº 1299, Centro.

Guajará-Mirim – RO CEP 76850-000

Telefone: (69) 3541-6073

UNIDADE DE COLETA E TRANSFUSÃO DE ROLIM DE MOURA

AV: Cuiabá Nº 5424, Bairro: Planalto.

Rolim de Moura – RO  CEP 76940-000

Ao lado do Hospital Municipal.

Telefone: (69) 3442-1328

UNIDADE DE COLETA E TRANSFUSÃO DE CACOAL

AV: Malaquita, s/nº Bairro Josino Brito.

Ao lado do Hospital Regional.

Cacoal – RO CEP 76980-000

Telefone: (69) 3441-0823

HEMOCENTRO REGIONAL DE VILHENA

AV: Jô Sato, nº 405 – Bairro: Nova Vilhena.

Vilhena RO – CEP: 76980-000

Telefone: (69) 3322-2400

E quem quiser saber mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Hospital de Câncer de Barretos, pode acessar o site www.hcancerbarretos.com.br.  Em Porto Velho o Hospital de Câncer de Barretos fica localizado na Av. Jorge Teixeira, 3734 – Bairro Industrial.

Texto: Sofia Lampert
Fotos: Arquivo FHEMERON