25/08/2024

SEGURANÇA

Centro Integrado de Comando e Controle monitora “Operação do Concurso Público Nacional Unificado, em Rondônia

20 de agosto de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Com o objetivo de garantir a segurança e ordem pública durante a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) no estado, o governo de Rondônia acionou o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para acompanhar a execução da mesma. A estrutura de monitoramento foi instalada na Sala de Reuniões do Centro Integrado de Operações (CIOP), no domingo (18).

O Centro Integrado de Comando e Controle contou com a participação de diversas forças de segurança e órgãos públicos, incluindo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Correios, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Polícia Técnico-Científica (Politec), Polícia Federal (PF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a concessionária de energia.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha salientou sobre a importância de acionar o Centro Integrado de Comando e Controle, para a execução dos trabalhos, que refletem o empenho na garantia e ordem pública, através de uma atuação conjunta e coordenada com diversas forças e órgãos.

Segundo o diretor do CICC em Rondônia, Alex Miranda, a operação apresentou resultados satisfatórios com a manutenção da ordem pública e possibilitou a segurança aos candidatos e demais envolvidos na organização do certame. “Não tivemos nenhuma intercorrência que interrompesse ou afetasse a execução do concurso nas 72 escolas, que sediaram as provas em Rondônia,”afirmou.

De acordo com o  titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, a mobilização do CICC é um passo importante para garantir que todos os procedimentos ocorram de forma tranquila e segura. “A colaboração entre as diversas forças de segurança e órgãos públicos foram fundamentais para o sucesso dessa operação  e estamos satisfeitos com os resultados alcançados”, ressaltou.

CPNU EM RONDÔNIA

Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que visa unificar os concursos públicos para cargos efetivos em órgãos e entidades da Administração Pública Federal, em todo o país. A operação ocorreu de forma integrada, com coordenação nacional a partir do CICC em Brasília e articulação local em cada estado, como foi o caso de Rondônia, acompanhado pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania.

O CPNU registrou 43.980 inscritos no estado, com provas aplicadas no domingo, em 72 escolas distribuídas nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena. A operação integrada e o monitoramento constante, garantiram a tranquilidade e segurança necessárias ao bom andamento do concurso, que é considerado um modelo inovador na seleção de servidores públicos no Brasil.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Gerlen Oliveira e Alex Miranda
Fotos: Alex Miranda e Ivis Fidellis

Concursos, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Segurança, Tecnologia