20/05/2024

Reinauguração do Semiaberto

Casa de Prisão Semiaberto de Jaru é reinaugurada

05 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

SAconteceu na manhã da quarta-feira (03) a reinauguração da Casa de Prisão Albergue, que abriga o regime semiaberto no município de Jaru. A reforma foi fruto da parceria firmada pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) com a Secretaria Municipal de Obras (Semosp) e com o Conselho da Comunidade.

A casa de albergue, que antes era uma residência, foi totalmente derrubada e reconstruída, após o sinistro de alguns apenados terem ateado fogo em colchões e causado uma grande destruição na unidade.

A obra teve duração de oito meses e agora possui capacidade de quarenta e nove vagas. As melhorias na estrutura física foram: pintura, reforma nas celas, na área administrativa, ampliação do sistema de limpeza e revitalização dos espaços externos do estabelecimento prisional.

O diretor geral, Anderson Dias diz está satisfeito com a boa estruturação do novo prédio. “Agora podemos melhorar nossa dinâmica de trabalho no estabelecimento, onde vinte apenados retornarão para unidade ao final do dia de atividades laborais e os outros vinte continuarão a usar a tornozeleiras eletrônicas, com a central de monitoramento funcionando aqui na unidade”, comenta.S

O juiz Luiz Marcelo Batista da Silva ressaltou aos apenados a necessidade e obrigatoriedade de zelar pelo bem público que lhes acolhe, atribuindo aos ocupantes os cuidados com a nova unidade que ofertará a eles conforto e as condições dignas para o cumprimento de suas penas. O juiz não se esqueceu de agradecer aos colaboradores que contribuíram com a reconstrução da unidade.

O evento foi bastante concorrido e contou com a presença de várias autoridades, dentre elas o defensor público, Dr. Eder Manfrede Campanha; o vereador Jeverson Lima, o diretor de segurança, Antônio Cecílio Garcia; o coordenador de obras da Semosp, Clisio Marcelino de Souza; o presidente do conselho da comunidade, Maurício Almeida; entre outras autoridades e técnicos da Sejus.

Melhor espaço para ressocialização

A nova estrutura esta mais adequada para a ressocialização, onde serão oferecidos serviços internos de atendimento psicológico, serviço social, pedagogia, assistência jurídica, enfermagem e odontologia.

Com todos os apenados trabalhando, a ressocialização realizada na Casa de Prisão Albergue é um referencial na região. Existem reeducandos trabalhando em convênios com empresas privadas, com a Secretaria Municipal de Obras Publicas (Semosp), com o Hospital Municipal de Jaru, com a Rodoviária dos Colonos, com Posto de Saúde e com a Secretaria de Agricultura do município.

sam_1595Anderson Dias também lembrou os serviços realizados pelos apenados no local, sendo um deles a cultivação de uma horta, onde as hortaliças produzidas são doadas para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Jaru.

Texto: Celene Gomes - Assessoria Sejus
Fotos: Divulgação Sejus