17/07/2024

PORTOAGRO

Caravana de oportunidade de crédito chega a Candeias do Jamari

21 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A oportunidade de antecipar os trâmites para liberação de crédito rural durante a 2ª Feira de Agronegócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis (Portoagro) reuniu agricultores da região de Candeias do Jamari interessados na aquisição de máquinas e implementos agrícolas. O evento foi realizado na Câmara Municipal local onde também foi disponibilizado um montante que ultrapassou r$ 1 milhão em crédito rural.

Antecipação de propostas para financiamento de máquinas e implementos. .

O evento realizado em Candeia do Jamari nesta terça feira (19), reuniu agricultores para a apresentação do novo Plano Safra para a agricultura familiar. Na oportunidade foram assinados junto ao Banco do Brasil, 15 contratos de financiamento da Linha de crédito Pronaf, elaborados pela Emater-RO. “Resíduos dos negócios efetuados durante a 2ª Rondônia Rural Show”, diz Marcio André Milani, vice-presidente da Emater-RO.

A Caravana de Oportunidade de Crédito, que incentiva a antecipação de envio de propostas de financiamento para os negócios que serão realizados a 2ª Portoagro também esteve presente. Representantes de empresas que comercializam máquinas e implementos agrícolas apresentaram seus produtos para que interessados na aquisição fizessem suas propostas. “O objetivo é agilizar os tramites documentais para elaboração dos projetos que, normalmente, levam cerca de 60 dias para aprovação”, explica o gerente regional da Emater-RO, no Território Madeira Mamoré, Hilton Uchoa das Neves.

AGRONEGÓCIO EM ALTA
Os bons ventos que sopram a favor da agricultura no país é o que tem sustentado a economia brasileira. O ano começou com uma previsão de queda no Produto Interno Bruto (PIB) na ordem de 3,88%, mas o bom desempenho do agronegócio – que teve um superávit de mais de um por cento – ajudou a segurar os números negativos. Hoje pode os noticiários já anunciam o Fundo Monetário Internacional (FMI), prevendo crescimento positivo de 0,5% em 2017, para a economia brasileira.

Embora não conheça a linguagem dos economistas, o agricultor Antônio Ademar Vieira Martins, presidente da Associação dos Produtores Rurais da Linha 55B (Asprolin), apontou o trabalho da Emater-RO como um dos fatores que “empurram o trem da agricultura, mantendo-a nos trilhos do crescimento”, para execução da política agrícola do estado. Segundo ele, as ações executadas pela Emater-RO criam oportunidades para que os agricultores se encontrem diretamente com as empresas fornecedoras, façam suas propostas de crédito e tenham seus projetos elaborados e encaminhados ao banco imediatamente como um dos fatores que animam os produtores e alavanca a economia do município.

Os negócios que serão fechados durante a 2ª Portoagro deverá comprovar, mais uma vez, a força de Rondônia no agronegócio brasileiro e a contribuição da região do entorno de Porto Velho na a efetivação desse cenário.

Texto: Wania Ressutti e Enoque Oliveira
Fotos: Irene Mendes