19/10/2024

SEPAZ

Capacitação reúne gestores de comunidades terapêuticas de Porto Velho

14 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Evento foi aberto na noite dessa quinta-feira pelo superintendente da Paz, Valdo Alves

A oficina de capacitação de gestores de comunidades terapêuticas de Porto Velho, promovida pela Superintendência Estadual de Promoção da Paz, foi aberta na noite dessa quinta-feira (13) e segue na manhã e tarde desta sexta-feira, com encerramento na manhã deste sábado, no auditório do Rondon Palace Hotel.

Na abertura do evento, o superintendente Valdo Alves ressaltou o novo momento da Sepaz, que tem como propósito a promoção de novas ações de enfrentamento à dependência química, tanto na prevenção quanto no tratamento e reinserção social.

Para que as comunidades terapêuticas possam se adequar à legislação vigente (RDC-29), a Sepaz vai prestar suporte técnico nas questões estrutural e documental. “Queremos  que mais instituições participem do credenciamento para que recebam recursos governamentais pelos serviços de acolhimento em regime de residência”, salientou.

A Superintendência tem como uma das metas para este ano a ampliação do número de vagas em novas instituições terapêuticas para atender à demanda de pessoas que desejam tratamento voluntário.

Valdo Alves afirmou que a vinda do teólogo Paulo Sérgio Guimarães, da Comunidade Terapêutica Cristo Verdade que Liberta – Esquadrão da Vida, de Bauru (SP), para a troca de experiências e o fortalecimento das instituições que acolhem pessoas com problemas com álcool e outras drogas.

Texto: Lúcia Reis
Fotos: Lúcia Reis