Governo de Rondônia
27/04/2024

PISCICULTURA

Capacitação prepara extensionistas para o combate a doenças de peixes em cativeiro

06 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Extensionistas participam de aula teórica sobre sanidade em piscicultura, no Campus Unir Rolim de Moura

Em uma iniciativa do Governo de Rondônia, 30 técnicos da Entidade Autárquica de Assistência Social e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater/RO participam de capacitação em Ictiopatologia, que está sendo realizada no município de Rolim de Moura durante toda esta semana. A atividade visa preparar os técnicos que atuam na assistência aos produtores de peixes em municípios de todas as regiões do Estado. Os conhecimentos adquiridos vão auxiliar os técnicos na identificação e tratamento de possíveis doenças ou parasitoses, que possam afetar a produção de peixes em regime de cativeiro no Estado.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec realiza esta ação em convênio com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RO e em parceria com a Universidade Federal de Rondônia – Unir, que cedeu o espaço para o treinamento técnico e os professores especialistas, que ministram as aulas teóricas e práticas e, desta forma atualizam os extensionistas em relação às pesquisas mais recentes realizadas em piscicultura de Rondônia.

A piscicultura é a atividade agropecuária que mais cresceu nas ultimas décadas

A piscicultura é a atividade agropecuária que mais cresceu nas últimas décadas, não só no Brasil, mas em todo o mundo, e colocou Rondônia no mapa da produção como o maior produtor de peixes nativos do país. Esse destaque, também implica em maior vigilância no que diz respeito à qualidade e segurança sanitária da atividade, o que exige mais prevenção contra possível entrada de agentes infecciosos vindos de outras regiões.

Outro cuidado que não passa despercebido pelo piscicultor e nem pelos técnicos, é relativo à qualidade da ração vendida aos produtores que precisa estar isenta de fungos, responsáveis por doenças que afetam a criação de peixes na região Amazônica.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Irene Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Capacitação, Governo, Governo Fez e Faz, Piscicultura, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo