11/09/2024

POLÍTICAS PÚBLICAS

Câmara Temática dos Povos Indígenas fortalece desenvolvimento e sustentabilidade em Rondônia

10 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A Câmara Temática dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais desempenha importante  função na defesa dos direitos dessas populações

Com o objetivo de alinhar as diretrizes do Regimento Interno e formular o Plano de Trabalho da Câmara Temática dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais (CT-PICT), o governo de Rondônia promoveu uma reunião com diversos órgãos do estado, lideranças indígenas e organizações da sociedade civil, no dia 5 de setembro, em Porto Velho.

De iniciativa da Superintendência Estadual do Indígena (SI), a Câmara Temática dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais desempenha um trabalho na defesa dos direitos dessas populações e assegura que as demandas das comunidades indígenas e tradicionais sejam incluídas nas políticas públicas do estado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o encontro representou um importante avanço na busca por um equilíbrio entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade no estado, evidenciando um esforço conjunto do governo e sociedade civil, para garantir um futuro mais justo e ambientalmente responsável.

SUSTENTABILIDADE

Além da revisão do Regimento Interno, os participantes trabalharam na elaboração de uma proposta a ser apresentada no Fórum de Mudanças Climáticas do Estado de Rondônia.

O evento visa a criação de estratégias para mitigar os impactos das mudanças climáticas, sempre considerando a sustentabilidade sobre as comunidades tradicionais e indígenas.

Lideranças Indígenas representando os povos originários na CT-PICT

Conforme destacou a representante indígena da CT-PICT, Shirley Arara, a participação no evento é um reflexo da determinação em garantir que os direitos e necessidades sejam devidamente reconhecidos e atendidos. “A Câmara Temática desempenha essencial função para nós, pois é a ponte que liga as demandas à formulação das políticas públicas. Ao revisarmos o regimento interno e elaborarmos propostas para o Fórum de Mudanças Climáticas, estamos dando passos concretos para assegurar que nossas vozes sejam ouvidas e respeitadas,” evidenciou.

COLABORAÇÃO

A responsável pelo núcleo de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente da SI, Mariana Aikanã salientou que, a Superintendência trabalha em colaboração com os povos indígenas para assegurar e propor políticas públicas em todas as esferas. “Na CT-PICT, assumimos a responsabilidade de apoiar e acompanhar o progresso das atividades da Câmara. A participação e contribuição na revisão do regimento interno foi essencial, pois possibilitará a elaboração de propostas significativas para o Fórum.”

Entre os órgãos governamentais presentes estavam a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).

Representando a sociedade civil, participaram: a Associação das Guerreiras Indígenas de Rondônia (Agir), Associação da Comunidade Indígena Kaxarari da Pedreira (ACIKP), Ação Ecológica Guaporé (Ecoporé), Organização dos Povos Indígenas de Rondônia e Noroeste do Mato Grosso (Opiroma), Organização dos Professores Indígenas de Rondônia e Noroeste de Mato Grosso (Opiron), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia (OAB/RO), além de uma empresa de projetos de conservação ambiental.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Ubiratan Suruí
Fotos: Mirhael Toshiaki

Cidadania, Comunicação, Direitos, Ecologia, Economia, Evento, Fórum, Governo, Governo Fez e Faz, Indígena, Meio Ambiente, Políticas Públicas, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade