Governo de Rondônia
28/04/2024

PECUÁRIA

Cadeia produtiva do Cone Sul é orientada sobre a suspensão da vacinação contra Febre Aftosa em Rondônia

30 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A reunião com os produtores do Cone Sul foi realizada na última segunda-feira (28), das 14h às 18h, no Centro de Treinamento e Cultura do Sicoob Credisul

Rondônia é um estado que caminha a passos largos para ser reconhecido como área livre de Febre Aftosa. As vantagens desse status são muitas, vai desde a abertura de novos importadores de carne bovina ao aumento do rendimento para a cadeia produtiva e para o estado, mas a medida também requer maior vigilância e cuidados para que sejam mantidas as conquistas de mais de 20 anos de trabalho.

Com isso em mente, o diretor executivo da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Licerio Correa Soares Magalhães, e o coordenador estadual do Pnefa (Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa), Márcio Alex Petró, se reuniram com pecuaristas e lideranças da cadeia produtiva do Cone Sul, em Vilhena, para conversar sobre o assunto e falar da parceria que deve ser ainda mais forte entre o produtor e o serviço veterinário oficial.

“O trabalho desenvolvido pela Idaron é altamente eficiente e foi melhorado com os investimentos feitos nesses últimos meses, mas o produtor, que está dia a dia no cuidado de seu rebanho, será peça fundamental na vigilância e comunicação a Idaron em caso de anormalidades nos animais. Com essa parceria, o Governo do Estado conseguirá, com maior precisão, manter Rondônia livre da Febre Aftosa”, explicou Licerio Correa.

O convite à parceria já foi aceito pelo criador de bovinos e bubalinos, exemplo disso é o fato de que a reunião em questão foi provocada pelo próprio setor produtivo do Cone Sul. Já preocupados com os efeitos dessa mudança de cenário, os pecuaristas solicitaram à Idaron uma reunião com objetivo de esclarecer pontos relacionados à suspensão da vacina, bem como demonstrar qual será o papel de cada ator nessa nova estratégia adotada pelo Estado.

Reunião contou com representantes de várias organizações privadas, sociais e governamentais.

“O trabalho não é fácil, mas se cada produtor e entidade cumprir seu papel, Rondônia logo ingressará em mercados mais exigentes e rentáveis. A preocupação dos pecuaristas é válida e o assunto abordado nessa reunião, em breve, deve ser foco de novos debates em outros municípios”, enfatizou Licerio Correa.

REUNIÃO

A reunião com os produtores do Cone Sul foi realizada na última segunda-feira (28), das 14h às 18h, no Centro de Treinamento e Cultura do Sicoob Credisul. O evento foi organizado pela ‘Cadeia Produtiva Cone Sul’ e contou com parceria da Seagri e da Federação Agricultura.

Mais de 80 pessoas participaram do encontro, representando várias entidades: OCB, Federação da Agricultura, Sindicato de Vilhena, Revendas Agropecuárias, Aprosoja, Cargil, Vitasal, Minerva Foods, Emater, Aviagro, Laboratórios (MSD, Ouro Fino, Noxon e etc), ABCZ, COPAMA e Pecuaristas do Cone Sul.

Leia mais:

Descartada suspeita de febre aftosa em Nova Brasilândia D’Oeste

Técnicos da Idaron atendem cerca de 120 estudantes em projeto de educação sanitária, em Pimenta Bueno


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Toni Francis
Fotos: Idaron
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Economia, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo