Governo de Rondônia
28/04/2024

CACAU

Cacauicultura de Rondônia avança com ações que refletem na produtividade e reconhecimento da qualidade

02 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Produtor realizando a secagem de amêndoas de cacau em secador protegido

A cacauicultura de Rondônia passa por um processo de transformação, sobretudo pelo aumento da produtividade e reconhecimento da qualidade das amêndoas de Cacau produzidas. O Governo do Estado tem proporcionado assistência aos cacauicultores, que são atendidos com orientações técnicas por intermédio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RO.

A Autarquia, além de atender esse público com assistência, executa o Projeto Plante Mais, que distribui mudas de Café e Cacau. O responsável técnico pela cacauicultura no âmbito da Emater/RO, Fausto lima, disse que através do projeto, “foram entregues aos agricultores nos últimos anos, um volume de 100 mil mudas clones de Cacau, mais produtivos e resistentes”. A tecnologia da clonagem permitiu o adensamento do plantio e aumento na produtividade.

A tecnologia da clonagem permitiu o adensamento do plantio e aumento na produtividade

Com a introdução dos clones selecionados triplicou a produção por planta, e com a participação dos produtores nos concursos estaduais e nacionais, houve um estimulo à melhoria da qualidade das amêndoas, a ponto de despontarem alguns produtores como referência de produção de Cacau em vários municípios, até ganhar um concurso nacional de qualidade de amêndoas. É o caso do agricultor Deoclides Pires da Silva, do município de Jaru, que embarca em novembro para a cidade de Amsterdã, na Holanda, onde vai participar do concurso internacional de qualidade da amêndoa do Cacau.

Na sexta-feira, no município de Jaru, foram anunciados os vencedores do Concurso Estadual de Qualidade e Produtividade do Cacau, em solenidade que contou com a presença do secretario de Agricultura, Luiz Paulo; do presidente da Emater/RO, Luciano Brandão; produtores de cacau; representantes da indústria e entidades parceiras na realização do concurso.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Irene Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Concursos, Economia, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo