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25/12/2024

DESENVOLVIMENTO

Cabeceira da ponte sobre o rio Urupá, em Ji-Paraná, recebe asfaltamento

23 de outubro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Após a conclusão das cabeceiras, população poderá transitar em ponte de mão dupla, em Ji-Paraná


Uma travessia estreita em que o vai e vem de veículos gerava disputa, uma série de discussões, riscos e prejuízo de tempo para a população. Essa era a realidade para os que transitavam pela antiga ponte sobre o rio Urupá, em Ji-Paraná, já que a nova ponte concluída em 2017 não tinha cabeceiras.

Mas isso está mudando, o Governo de Rondônia avança na conclusão das cabeceiras e na quinta-feira (22) uma delas com extensão de 224 metros, já teve o asfaltamento concluído, e a outra parte segue em ritmo acelerado. O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, depois de uma intensa agenda na região foi conferir in loco o andamento dessa obra na RO-135.

Ao todo são 615 metros de obra sendo executada com recurso próprio do Governo e com execução direta do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO). Além das cabeceiras que vai permitir o trânsito por mão dupla em uma extensão de 150 metros por pouco mais de 11 metros de largura, a ordem do governador é que paralela a ela seja construída uma ciclofaixa.

O caminhoneiro Pedro de Oliveira fala dos desafios da antiga ponte e a expectativa de trânsito seguro e ágil com as obras do governo

Quanto mais a obra avança, maior a expectativa da população de colocar fim ao sofrimento gerado pela condição da trafegabilidade no local. ‘‘A RO-135 era muito perigosa nesse trecho, tinha que esperar quem vinha do outro lado passar, aí a gente ficava muito tempo parado, esperando liberar a pista, muitas vezes já deu até polícia, mas agora quando a gente for usar essa com a duplicação ficará bom demais’’, considera o caminhoneiro Pedro de Oliveira.

Maria Luiza Priotto que transita pelo local frequentemente com a família também reforça essa situação. ‘‘Essa ponte era necessária, pois antes era muito ruim, tinha que esperar quem vinha do lado de lá, e nisso tinha vezes que dava briga em cima da ponte, pois ninguém queria ceder, nem que vinha de um lado e nem do outro, era muito transtorno, mas eu creio que agora vai ficar bom’’.

‘‘Era uma situação precária para passar de um lado para o outro. Muitos não tinham paciência de aguardar a vez, queriam invadir, mesmo correndo o risco de acidentes, vimos muitas vezes carros topando um com outro em cima da ponte, tinha discussões para ver quem passava, mas quando vi a obras nas cabeceiras foi muita felicidade, só de imaginar poder passar sem ter transtornos’’, conta o auxiliar de serviços gerais, José Elias Neto.

A ponte antiga era alvo de muitas discussões, riscos de acidentes e prejuízo de tempo, mas no novo planejamento será transformada em ciclofaixa


A importância dessa obra também é reconhecida pelo governador. ‘‘Tenho acompanhado essa obra desde o início, pois era uma estrutura parada há anos, e junto com o Elias Rezende e a equipe do DER, percebendo a importância dessa obra, pois só tinha a ponte velha que foi palco de vários acidentes, providenciamos as condições para que a população tenha o acesso devido, resguardado o direito de ir e vir com segurança’’, explica Marcos Rocha.

Além disso, segundo o diretor Elias Rezende, com mão de obra do DER, a obra está ocorrendo com agilidade e com baixo custo. ‘‘E é uma obra de muita qualidade’’. O governador lembrou ainda que assim como a ponte sobre o rio Urupá, o Governo fez um mapeamento de todas as obras inacabadas no Estado ou que ainda necessitam ser feitas para que a execução das mesmas sejam realizadas conforme a viabilidade do orçamento.

Ele lembrou ainda o esforço que foi feito para tirar Rondônia do déficit orçamentário em que o Estado foi entregue a atual gestão em 2019, e da alegria de ter alcançado orçamento superavitário em 2020, o que tem dado condições de fazer investimentos como esse da ponte em Ji-Paraná.

AGENDA NA REGIÃO DE JI-PARANÁ

Depois de ter feito uma intensa agenda no Cone Sul na semana passada, esta semana o governador está vistoriando obras na região de Ji-Paraná. Além das cabeceiras da ponte sobre o rio Urupá, Marcos Rocha também percorreu no mesmo dia toda a extensão da RO-470 que liga Ouro Preto do Oeste a Vale do Paraíso. No local 36 km estão sendo recuperados.

Governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, vistoria obra das cabeceiras da ponte sobre o rio Urupá

Ele destacou que Rondônia é um Estado em obras, onde a recuperação de estradas estaduais é prioridade. Assim também o Rondônia desponta em diversos eixos de desenvolvimento.

É triplo A em solidez fiscal, só dois estados do Brasil conquistaram essa classificação, isso significa uma economia no azul, um feito diante de tantas unidades da federação com a situação financeira precária.

Essa situação econômica privilegiada de Rondônia, segundo o governador, tem despertado o interesse de novas indústrias se instalarem com a expectativa de gerar milhares de empregos.

Rondônia também é destaque em transparência e está no topo. Além disso, tem o sexto melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil, e o primeiro da região Norte. Resultados que consolidam Rondônia na rota do desenvolvimento.

‘‘Estamos caminhando muito bem, vencendo as dificuldades, e o importante é que a população de bem se una para o nosso desenvolvimento, e todas as obras terão seu momento de ser trabalhadas de acordo com a prioridade e o orçamento, vamos seguir fazendo a coisa certa e dando a atenção que a nossa população merece’’, conclui o governador.


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Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Sociedade, Trânsito


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